Marketing

O tráfego pago é uma das formas mais eficazes de conquistar leads para a sua empresa. Nessa publicação te contamos os tipos de anúncios em marketing digital.

Não é sempre que as estratégias orgânicas (como o marketing de conteúdo) funcionam e, nesse momento, é válido considerar o tráfego pago.

Essa tática atrai visitantes para a sua página através de anúncios veiculados em mecanismos de busca e redes sociais, como o Google, Instagram e Facebook, mas também se estende a outras ferramentas.

É possível crescer utilizando métodos orgânicos, porém, se você deseja alcançar um número maior de pessoas, o tráfego pago com certeza é o que você precisa. O investimento pode ser alto, mas o retorno dele (ROI – retorno sobre investimento) também será.

É válido mencionar também que um bom planejamento de e-mail marketing e a adoção de estratégias de otimização, como o SEO, são extremamente importantes para o crescimento do seu negócio.

O que analisar para adotar esse método:

Antes de falarmos sobre alguns tipos de campanha que você pode criar para a sua empresa, é importante destacarmos quatro pontos a serem considerados:

  1. Conheça o seu público! Para isso, faça uma pesquisa e conheça os interesses da sua audiência;
  2. Planeje a sua campanha por completo, partindo do orçamento que você dispõe até os objetivos e cronograma;
  3. Lembra que falamos sobre a produção de conteúdo? Pense em textos, vídeos e imagens a serem produzidos: sempre focando na sua audiência;
  4. Lembre-se de definir os indicadores que te ajudarão a analisar se a sua campanha está dando certo ou não. Se você deseja atrair engajamento, precisa analisar taxa de conversão e abandono, tempo na página…

Agora que você já sabe um pouco sobre o conceito e o que analisar para dar o pontapé inicial, conheça os tipos de campanha de tráfego pago.

Tipos de anúncios em marketing digital:

  • Links patrocinados

Começaremos com os anúncios veiculados em buscadores, como o Google Ads. Já reparou que quando você faz uma busca aparecem alguns links em destaque? São exemplos desse tipo de campanha!

Após o cadastro na plataforma e a definição do orçamento desse tráfego, a campanha é exibida e, a cada clique, um valor é debitado do investimento original.

  • Rede de display

Você já deve ter notado algumas imagens nos sites que visita contendo promoções, certo? Isso ocorre especialmente depois que você demonstra interesse em algum produto, como óculos ou passagem de avião, por exemplo.

Bom, esses são anúncios de rede de display. Essas páginas reservam espaço para banners patrocinados pelo Google Ads.

Além disso, esses conteúdos patrocinados também podem ser exibidos antes dos vídeos no Youtube.

  • Redes sociais

Se você tem uma conta profissional no Instagram, já deve ter notado o botão de “impulsionar” em algumas publicações e são sobre esses anúncios que falaremos agora!

Ao contrário do que falamos anteriormente, como no caso do Google Ads, aqui o orçamento total só é descontado caso o usuário engaje com seu conteúdo. É possível anunciar no Facebook, Twitter e, como já falamos, no Instagram.

  • E-mail marketing

As possibilidades aqui são infinitas! Utilizando um planejamento afiado e objetivo, é possível criar um bom relacionamento com seu público, realizar testes A/B, reconquistar aquele cliente que está sumido há um tempo… Para saber tudo sobre essa ferramenta, leia essa publicação.

Caso esteja precisando melhorar o seu marketing de conteúdo, que tal ler um de nossos conteúdos e entender o que está dando errado? Confira!