A prática de avaliar a qualidade de um conteúdo e filtrá-lo de acordo com a intenção do meio no qual este será publicado, bem como aderência ao público, chama-se curadoria de conteúdo. Apesar de ser mais popular hoje em dia, isto já era recorrente em jornais e revistas.
Afinal, a curadoria serve para aumentar a assertividade daquela produção em relação aos que consomem aquela mídia, seja ela impressa ou digital. O foco do profissional que a realiza deve ser publicar apenas o que é relevante para seu público-alvo.
Como fazer curadoria de conteúdo
- Estude seu público-alvo e determine seus interesses ou as possíveis temáticas que possam chamar sua atenção;
- Faça pesquisas e uma seleção de materiais baseadas nos temas determinados na etapa anterior;
- Construa conteúdos seguindo a identidade da marca e usando uma linguagem acessível ao seu público;
- Adeque cada tipo de conteúdo a cada canal da marca, adaptando linguagem e o que mais for necessário.
Ferramentas para realizar a prática
Com a tecnologia tão presente em nosso dia a dia, nossas sugestões englobam ferramentas on-line que podem auxiliá-lo nas etapas mencionadas anteriormente, mas não esgotam as possibilidades.
- Redes sociais, como Instagram e Tik Tok;
- Google;
- BuzzSumo;
- Feedly;
- Social Mention.
E você, realiza curadoria do conteúdo de sua marca?