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A partir de julho de 2023, o Google Analytics que conhecemos hoje mudará em sua essência. Por uma questão de segurança, muitos sites já estão instalando a versão de teste em conjunto com a versão universal utilizada, até para conseguir ter acesso aos dados antigos e por nem todas as ferramentas terem suporte à nova versão.

 

O Google Analytics 4 é uma adequação da ferramenta à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e, portanto, guarda as informações por apenas 14 meses.

 

Principais diferenças

 

  • Se a versão anterior baseava sua coleta apenas em cliques e visualizações, a nova versão coleta a partir de eventos, ou seja, interações diretas com o aplicativo ou site;
  • Para quem possui aplicativo e site, a ferramenta organiza os eventos em conjunto, exibindo todos os dados em um mesmo relatório, eliminando o risco de duplicidade;
  • A taxa de rejeição deixa de ser tão importante, pois o contabilizado é no que a pessoa engaja e qual seu tempo médio de interação.

 

Papel de uma agência de marketing nessa migração

 

Com a mudança de coleta de dados, os usuários notaram uma “queda” em seus relatórios, mas o que acontece é uma modificação na percepção dos dados coletados.

 

Dessa forma, uma agência de marketing digital se torna muito importante para decifrar estas mudanças e identificar se, de fato, existe algum problema e quais metodologias adotar para potencializar os resultados.