Marketing

Conheça os principais motivos para que uma estratégia de marketing de conteúdo não seja bem sucedida e mude seu rumo!

Há quem ache que fazer marketing de conteúdo é uma tarefa simples. Basta produzir alguns textos, subir no blog e pronto. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam. Afinal, por trás de uma boa estratégia de marketing de conteúdo existe um planejamento detalhado, objetivos bem traçados e ações que devem ser executadas antes, durante e após a produção dos materiais.

Neste texto vamos te mostrar os grandes diferenciais para que sua estratégia seja bem executada e traga bons resultados.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

Vamos lá! O marketing de conteúdo é uma estratégia muito interessante para ajudar a movimentar a audiência pelo funil de vendas, em direção ao maior objetivo, que é realizar a compra.

E isso é feito por meio da produção de materiais interessantes, que criem engajamento na audiência e façam com que ela veja sua marca com bons olhos, ação fundamental para despertar o desejo de compra.

Assim, este tipo de marketing pode aparecer não só em blog posts, mas em imagens, vídeos, podcasts, postagens e muito mais. De todo modo, ele ajuda a educar a audiência e atraí-la para o seu negócio, além de consolidar a sua autoridade. Em outras palavras, o marketing de conteúdo pode ser considerado uma das principais estratégias de Inbound Marketing.

Dada a sua importância, talvez agora esteja mais fácil de compreender o porquê de tanto planejamento e cuidado na hora de estruturar cada etapa, não é mesmo?

Alguns motivos para seu marketing de conteúdo não estar funcionando…

Pouca ou nenhuma estratégia

Lá vem ela de novo! A falta de estratégia pode acabar de vez com o seu marketing de conteúdo, sabia? Isso acontece porque ele não terá um propósito, um objetivo definido. E como produzir um bom conteúdo sem saber aonde se deseja chegar?

Portanto, comece pela estratégia. Pense na mensagem que você quer passar para o leitor e na ação que você deseja que ele cumpra. Aí sim você estará indo pelo caminho certo.

Falta de definição de processos

Atenção, porque este problema pode atrapalhar diversas tarefas e operações da sua empresa. Não ter processos bem definidos é não saber o que precisa ser feito, como vai ser feito e por quem será feito. Ah! E em que momento deverá ser realizada a entrega. Ou seja: caos.

Por isso, se atente bastante à definição de processos, operacionalizando cada um deles para que sua equipe tenha uma boa orientação e cumpra todas as funções de acordo com o que foi planejado. E isso minimiza demais retrabalhos, viu?

Problemas na frequência de postagens

Postar uma vez a cada 15 dias não vai ajudar em nada na sua empresa. Da mesma forma que postar todos os dias talvez não seja uma boa escolha, já que pode saturar a sua audiência.

Portanto, estude o seu público e, a partir disso, defina com que frequência aparecerá nas redes sociais. Ser consistente é fundamental para que as pessoas saibam não só da sua existência, mas do seu valor enquanto marca.

Quantidade acima de qualidade

Pegando um gancho no item acima, muitas marcas acreditam que, para serem notadas na internet, precisam postar sem parar, todos os dias, ou até várias vezes ao dia. O resultado disso? Muita quantidade e pouca qualidade. E isso é mais comum do que se imagina, acredite!

Outros pontos comuns são erros de português, conteúdos rasos e que nada têm a ver com a persona da marca e por aí vai. Além de enfraquecer muito o seu marketing de conteúdo, essas ações podem criar uma percepção negativa do seu negócio. Fique ligado!

Conteúdos não otimizados

Se sua meta é aparecer nas principais buscas do Google, seu conteúdo tem que estar otimizado seguindo as boas técnicas de SEO. Portanto, invista em profissionais qualificados e que estejam por dentro dessa otimização, ou ofereça treinamentos e dicas para auxiliá-los. Desse modo, aumentam as chances do seu conteúdo ser notado e ter mais engajamento.

Ausência de CTAs

Os Call to Action ou – chamadas para ação – convidam o seu visitante a realizar alguma ação após consumir o seu conteúdo. Quando você não investe neste recurso, pode ser que ele saia da página sem realizar nenhum tipo de interação ou conversão. E quem sai perdendo é você, já que esse visitante poderia se tornar uma grande oportunidade de negócio.

Pouca divulgação

De que adianta produzir conteúdos incríveis se você não os divulga para sua audiência? Em alguns casos, o público nem faz ideia de que uma marca possui um blog em seu site, por exemplo.

Logo, divulgue seus conteúdos em suas redes. Pode ser compartilhando uma chamada para o blog no feed, nos stories ou então criando anúncios pagos.

Deixar as métricas de lado

As métricas existem por uma razão e elas não devem, em hipótese alguma, ser ignoradas! Afinal, é por meio delas que você descobre se o seu conteúdo foi bem recebido.

Se a resposta foi positiva, é um sinal de que você está indo pelo caminho certo e deve continuar com as estratégias. Caso contrário, talvez seja o momento de rever as suas ações e identificar pontos que devem ser ajustados.

Em suma, o marketing de conteúdo abre infinitas possibilidades para o seu negócio, mas, para que isso aconteça, ele deve ser muito bem planejado e executado. Parece uma tarefa difícil para você? Não tem problema! Aqui na Do It!, estamos mais do que preparados para conhecer a sua empresa a fundo, traçar todos os detalhes do perfil do seu cliente e montar uma estratégia bem estruturada de marketing de conteúdo. Vamos nessa? Entre em contato e venha tomar um café conosco!