Uma lovemark é construída a partir da combinação de três elementos: sensualidade, intimidade e mistério. Leia mais sobre o conceito neste artigo!
A pandemia fez com que o mundo do marketing digital se tornasse ainda mais competitivo, principalmente devido à presença maçante de inúmeras empresas nas redes sociais.
E é justamente por isso que você deve investir em tornar a sua marca uma lovemark!
A aparição dessas companhias no ambiente virtual ajudou a intensificar o bombardeamento de informações as por consumidores, tornando o processo de decisão de compra ainda mais complexo.
A tarefa de escolher uma cafeteira para uso doméstico, por exemplo, não é mais tão simples.
Há alguns anos, o cliente baseava-se na melhor marca do mercado, seja apenas por experiência própria ou de pessoas próximas.
Agora, ele faz uma longa pesquisa na qual analisa comentários de outros usuários nos principais sites de compra, assiste vídeos sobre a utilização do produto pelo Youtube, compara preços, espera promoções…
Ou seja, um processo bastante longo e, por vezes, até mesmo cansativo.
Uma lovemark tem seguidores e compradores leais, que acompanham os lançamentos, defendem as decisões tomadas e incentivam outras pessoas a fazerem o mesmo.
Neste artigo, te contaremos sobre o conceito, criado por Kevin Roberts, CEO da agência de publicidade Saatchi & Saatchi (1997 – 2014) e autor do livro “Lovemarks – O Futuro Além das Marcas”.
- Sensualidade, intimidade e mistério
Uma ‘lovemark’ causa uma impressão de amor no público, seja ele consumidor ou não, e você deve estar se perguntando o que isso significa, correto?
Segundo Kevin Roberts, é possível despertar esse sentimento em sua audiência e também naqueles que ainda não podem consumir seus produtos a partir de três elementos: sensualidade, intimidade e mistério.
Roberts define uma empresa sensual como aquela que consegue despertar todos os sentidos da sua audiência, e o momento de intimidade, como aquele em que a conexão é sustentada através de comprometimento, paixão e empatia.
Por último, mas não menos importante, o mistério é construído a partir da elaboração de uma história que atraia o público, algo que gere expectativa, mantenha a atenção e torne a sua marca o mais interessante possível.
Para pensar sobre o assunto, recomendamos a leitura do artigo “Como utilizar a Jornada do Herói em sua narrativa”.
- Construindo uma lovemark
Agora que te contamos quais conceitos foram levados em conta por Kevin para elaborar essa ideia, vamos te revelar como fazer isso!
Para iniciar esse aprendizado, é preciso ter em mente as definições que te contamos anteriormente sobre sensualidade, intimidade e mistério.
No momento de planejar suas estratégias, tenha sempre em mente quais necessidades e dores do público você deseja solucionar. Quanto mais aprofundado for o estudo sobre o nicho para o qual a comunicação será criada, mais alinhada com ele a marca estará.
Ou seja, será possível saber exatamente o que e quando entregar a fim de fechar compras e melhorar o faturamento da companhia.
E, ao estruturar uma campanha, procure instigar a curiosidade da audiência em continuar acompanhando o que a marca tem a apresentar.
Lembre-se: o objetivo é desenvolver uma conexão tão grande e forte a ponto de fazer as pessoas reagirem à emoção, e não à razão.
- A longevidade da sua marca
Conforme falamos na introdução, o mundo digital tornou-se competitivo, igualando-se à concorrência existente no mundo real.
Por isso, atrair um público fiel e confiável é essencial para o engajamento, o crescimento e a longevidade de um negócio.
Criar uma conexão leal com a audiência e atrair pessoas que, apesar de não poderem fazer o investimento naquele momento, continuam ‘seguindo os passos da empresa’ é essencial, porque leva a continuarem acompanhando os lançamentos e estarem mais engajadas com a marca.
Ou seja, o custo do produto (ou serviço) ofertado por você será deixado de lado e o foco estará no valor de possuir algo da marca. Como exemplo, podemos utilizar a Apple que, segundo um estudo, tem usuários mais fiéis do que os compradores dos celulares com sistema Android.
Ainda tem dúvidas sobre como fazer a gestão da sua marca? Confira o artigo que escrevemos sobre esse assunto!