Marketing

Como utilizar a Jornada do Herói em sua narrativa

Acompanhe cada etapa dessa jornada que vem inspirando diversas narrativas de marketing

A Jornada do Herói foi criada por Christopher Vogler e Joseph Campbell e, resumidamente, se trata de 12 passos que te ajudam a criar uma narrativa bem estruturada.

Ela pode servir como base para criação de campanhas e conteúdos que se fundamentam em um bom storytelling, despertando a atenção do público e fazendo com que ele te acompanhe até o final.

A seguir, apresentaremos cada uma das etapas da Jornada do Herói, para que você possa compreendê-la e colocá-la em prática no seu negócio. Vamos lá?

1 – Mundo Comum

É a etapa que apresenta o personagem, o ambiente em que vive, suas qualidades e defeitos, as pessoas com que se relaciona… Em suma, retrata o seu estilo de vida, parecido com o de qualquer pessoa comum.

É a partir daí que nos deparamos com alguns detalhes que possibilitam a criação de uma identificação com o personagem.

2 – Chamado à aventura

Nesta fase, o personagem é convidado para uma missão ou desafio. Em outras palavras, um conflito que o tira de sua zona de conforto.

Geralmente, esta missão se relaciona a coisas importantes para ele, como a sua segurança ou a de sua família, seu destino, algo que deseja obter, etc.

3 – Recusa do chamado

Sair da zona de conforto pode gerar medo, ansiedade e conflitos internos. E é justamente por isso que o herói se recusa a aceitar o chamado.

Ele compara sua vida segura com os perigos que poderá encontrar pela frente e, consequentemente, prefere se manter no mesmo lugar. No entanto, o incômodo causado pelo conflito persiste.

4 – Encontro com o mentor

Essa é uma das etapas mais importantes, já que o personagem encontra seu mentor, a pessoa que vai ajudá-lo com o que ele precisa para enfrentar seu grande desafio. Podem ser poderes, objetos, conselhos, treinamentos, etc.

A figura do mentor é frequentemente atribuída a um ser sobrenatural, responsável por dar um empurrãozinho em nosso herói.

5 – Cruzamento do primeiro portal

Finalmente chegou o momento em que o herói se sente pronto para sair do mundo com o qual está acostumado e ir para um mundo novo, desconhecido.

Aliás, este mundo novo não se trata necessariamente de algo físico. Pode ser uma nova habilidade, um conhecimento, uma experiência, etc.

6 – Provações, aliados e inimigos

Agora que o personagem iniciou de fato seu desafio, ele começa a encontrar obstáculos menores, que vão preparando-o ainda mais para o que está por vir.

É neste momento que ele tem uma visão mais clara de quem são seus aliados e seus inimigos. Além disso, a identificação com o público é ainda maior.

7 – Aproximação

Cada vez mais perto de seu objetivo, nesta etapa o personagem se recolhe em um esconderijo e faz uma pausa, refletindo sobre seus questionamentos e receios.

É este conflito interno que deixará o herói ainda mais preparado para as próximas etapas.

8 – Provação

É a etapa mais difícil até o momento, em que o herói se encontrará entre a vida e a morte, precisando superá-la para chegar em seu destino final.

Essa provação pode ser uma batalha com um inimigo mortal, um teste físico muito exigente ou um conflito interior muito forte. Assim, ele precisará reunir todas as habilidades e conhecimentos adquiridos em sua jornada para vencer a batalha.

Este momento é visto como uma intensa transformação, que o deixará ainda mais habilidoso e capacitado.

9 – Recompensa

O momento da recompensa simbolização a transformação do personagem em alguém mais forte. O prêmio pode ser uma nova habilidade, um objeto de valor, um tesouro ou um encontro com uma pessoa querida.

No entanto, sua jornada ainda não chegou ao fim.

10 – Caminho de Volta

Chegou a etapa de retornar ao seu mundo comum. É um momento de reflexão, em que o personagem poderá ser instruído a escolher entre a realização de uma meta pessoal ou um bem coletivo maior.

11 – Ressurreição

Uma das fases mais importantes da jornada do personagem.

Ele é apresentado ao seu último desafio, quando seu inimigo aparece repentinamente. A parte mais difícil é que não é só ele que está em perigo; mas também sua família e as pessoas de seu mundo comum.

É nesse ponto que ele pode renascer para uma nova vida, totalmente transformada.

12 – Regresso com o Elixir

Finalmente a última fase, em que o herói retorna para casa, junto de seu elixir, simbolizando seu sucesso.

É o momento em que ele obtém todo o reconhecimento por sua jornada repleta de medos e desafios.

A Jornada do Herói é aquele tipo de escrita que prende a atenção do leitor, que o deixa curioso em relação aos próximos acontecimentos. É uma técnica que pode ser aplicada em diversos conteúdos, tornando-os muito mais atrativos e dinâmicos.