Marketing

Como as cores influenciam no marketing?

O ser humano é movido por sensações. Às vezes, é uma música, um cheiro, uma imagem… Mas já parou para pensar que talvez existam detalhes ainda mais abstratos que ativem determinados pensamentos na mente das pessoas?

 

Muita da percepção que você tem de algo é proveniente do sentido da visão. As cores e a forma do que é apresentado são o que compõem a comunicação não verbal, cuja qualidade determina um divisor de águas no marketing digital. Você pode ter um conteúdo muito bom, mas se não souber como apresentá-lo, perderá metade do público que poderia alcançar.

 

O que é psicologia das cores?

 

Você já parou para analisar que lojas de mesmo nicho ou com um intuito semelhante geralmente apresentam cores parecidas? Essa escolha se deve ao fato de que determinadas cores incitam certos comportamentos do consumidor, despertando nele emoções e transmitindo o propósito do negócio.

 

A psicologia das cores é uma vertente de estudo sobre como o cérebro humano processa as cores – quais são os pensamentos, as ações e os sentimentos provocados a partir de sua visualização.

 

Segundo uma pesquisa da Quick Sprout, a cor aumenta o reconhecimento da marca em 80%. Profissionais da área da psicologia também refletem que a impressão causada pelas cores de um produto ou do site de uma empresa podem influenciar em 60% a taxa de aceitação ou de rejeição de um cliente.

 

Significado das cores

Agora que você entende o quanto as cores de sua marca podem influenciar seu cliente, saiba qual é o significado das cores!

 

Branco

A cor branca transmite a ideia de tranquilidade. Devido ao seu grande potencial de harmonização, não é utilizada sozinha, podendo ser combinada com outros tons ou usada apenas para dar destaque.

 

Preto

Assim como a cor branca, a cor preta também possui caráter neutro, mas pode ser utilizada sozinha. É associada às ideias de poder e força.

 

Cinza

Sendo uma mistura das cores branca e preta, a cor cinza é igualmente considerada neutra, mas remete à responsabilidade e ao profissionalismo. Quando utilizada sozinha, dá um aspecto de modernidade e inovação, enquanto seu uso com outras cores pode transmitir a ideia de equilíbrio.

 

Marrom

Assim como a cor preta, a cor marrom segue uma linha mais sofisticada, porque transmite a ideia de organização, mas também pode estar associada a uma proposta de negócio mais rústica, mais artesanal.

 

Amarelo

A cor amarela estimula o sistema nervoso, despertando sentimentos como alegria, otimismo e satisfação. Também pode ser associada à ideia de energia. Por ser uma cor muito vibrante, geralmente ela é utilizada juntamente a outros tons.

 

Azul

A cor azul invoca os sentimentos de confiança e de estabilidade, provocados pelos tons pacíficos da cor.

 

Verde

A cor verde é bastante usada para produtos e serviços relacionados à natureza, mas também pode estar relacionada à saúde e à responsabilidade social.

 

Vermelho

Assim como o amarelo, o vermelho ativa o sistema nervoso no sentido de urgência, chegando até a aumentar a frequência cardíaca do consumidor. As sensações variam: atenção, poder, excitação, fome.

 

Laranja

As sensações causadas pela cor laranja se aproximam um pouco das causadas pela cor vermelha. No entanto, as reações são mais voltadas para o lado dinâmico, ágil da ação. Ele não quer incutir uma necessidade urgente, mas “movimentar” o cliente.

 

Roxo

A cor roxa remete à criatividade e à nobreza. Por isso, seu uso pode indicar uma marca mais moderna, uma ideia mais tecnológica.

 

Rosa

A sensação causada pela cor rosa tem a ver com o afeto e o romantismo, independente do tom. Apesar de ser muito associada a artigos femininos, também é comum em confeitarias e lojas de artigos infantis.

 

Como foi possível notar, na maioria dos casos, existe a combinação de duas ou mais cores na criação de uma marca – não apenas pela questão da harmonia visual da paleta, mas também para despertar as sensações pretendidas.

 

Agora que entende mais da psicologia das cores, sua identidade visual está passando exatamente os valores que você gostaria? Será que não está na hora de atualizar a sua identidade visual?

 

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