Marketing

Conforme o tempo passa, é comum que a empresa não se identifique mais com sua identidade visual. Mas como saber qual é a hora certa de mudar?

Hoje em dia, é perceptível que tudo muda muito rápido. E isso não envolve apenas tecnologias, tendências e estilos de vida. Os mercados mudam e, consequentemente, as empresas se transformam numa tentativa de acompanhá-lo. Isso sem falar nas preferências dos clientes que, dia após dia, estão mais exigentes. Por isso, é muito comum que empresas optem por mudar sua identidade visual, seja porque ela está desatualizada, seja porque a empresa mudou – ou alguns outros fatores que veremos abaixo. O que importa é: mude sua identidade visual, mas não deixe de retratar quem sua empresa é. Combinado?

Por que a identidade visual é importante?

Porque é por meio dela que as pessoas terão uma primeira impressão da sua marca. Se sua identidade visual não é boa, forte e bem construída, pode ter certeza de que sua marca não será tão bem vista assim.

A partir do momento em que uma empresa passa por mudanças internas – de crescimento, mudança nos serviços e produtos oferecidos, de mentalidade – a identidade visual tem obrigação de acompanhar essas transformações. Com isso, ela refletirá as novas ideias e posicionamentos da empresa, de forma que consiga transmitir o valor que a marca tem de forma clara para o público.  Mas como saber qual é o momento ideal para isso?

A empresa está se desenvolvendo

É muito comum que uma empresa mude sua identidade visual conforme vai crescendo e se desenvolvendo. Isso ocorre porque, à medida que cresce, quem está por trás da marca pode perceber o que melhor se adequa à estratégia que vem sendo oferecida, o que fica mais atraente nas aplicações, etc. Assim, muitas empresas optam por um remodelamento que deixe a logo mais com a cara da empresa.

Não transmite os valores da marca

Algumas empresas, frequentemente, escolhem fontes, simbologias e padrões cromáticos para compor sua identidade visual e acreditam que eles estão transmitindo a mensagem correta da marca aos clientes. Entretanto, é bem comum que esses elementos não passem essa mensagem corretamente, e ainda dificultem a identificação do cliente com a marca.

Logo, esse é o momento de repensar a identidade visual e definir o que melhor representa a marca e consiga criar uma relação mais forte e sólida com os clientes.

Está ultrapassado

Se você tem uma empresa com uns bons anos de mercado, já pensou que sua identidade visual está bastante atrativa… para os padrões de design da época? Sua marca pode ter a estética mais linda do mundo, mas de nada vale se ela estiver desatualizada. Além de se colocar um passo atrás dos concorrentes, você pode estar deixando de usar novos recursos que trariam ainda mais oportunidades para seu negócio.

Tem elementos demais

“Menos é mais” é praticamente o mantra do design! Logos cheias de detalhes, cores e formas, além de não serem nada atrativas, podem ficar bem feias quando aplicadas em alguns locais.

Portanto, opte por uma logo mais neutra e versátil, que se encaixe bem em diversas aplicações, como sites, dispositivos móveis, folders e por aí vai.

O negócio mudou

Empresas podem optar por seguir novas estratégias ou então mudar o tipo de produto e serviço que oferecem. Uma vez que isso acontece, é obrigatório mudar também sua identidade. Procure transmitir a nova mentalidade do negócio, seus objetivos e posicionamentos. Tudo de forma bem coerente e clara para os consumidores.

Não adianta passar por grandes mudanças na empresa e não alterar o mais importante: a identidade visual. Trazer a essência desse novo momento da empresa é o passo fundamental para que seus clientes percebam seriedade, autoridade e coerência em sua marca. Com isso, você não só alcança bons resultados, como conquista um público fiel e que se identifique com os seus ideais.

Leu este texto e chegou à conclusão de que sua marca precisa ser atualizada? Pode contar com a ajuda da Do It!