Saiba o que são as métricas das redes sociais e como elas podem ajudar sua empresa a crescer e atrair mais leads
Com a evolução das redes sociais, novas ferramentas surgiram para auxiliar gestores a visualizar e analisar melhor os resultados das suas estratégias de marketing digital.
Nomenclaturas como alcance, impressão, engajamento, entre outras, podem causar confusão e atrapalhar aqueles que não tem o conhecimento sobre esses conceitos.
Pensando nisso, o foco desse artigo é explicar o que são as métricas das redes sociais e como cada uma tem um papel específico e fundamental no planejamento de marketing de uma marca.
Antes de prosseguirmos, é importante ressaltar que uma estratégia de redes sociais precisa ser revista constantemente e, sem análise de dados, não é possível executar essa tarefa de forma eficiente.
O que são as métricas das redes sociais?
Somente criar conteúdo, postar nas redes sociais e interagir com seu público não é fazer marketing digital e é um desperdício não só de tempo, como também de dinheiro.
Sendo assim, é necessário compreender a importância da análise e interpretação de dados nos negócios.
As métricas das redes sociais ajudam a visualizar o resultado das suas ações no mundo digital, além de ser importantes em estudos de comportamento dos consumidores, no planejamento de novas estratégias e muito mais!
Confira as principais métricas:
- Alcance: como está a distribuição das suas publicações nos perfis que seguem a sua conta;
- Impressão: o impacto que a sua publicação causou em cada usuário que visualizou o conteúdo;
- Engajamento: representa o quanto as pessoas estão interagindo com o que foi postado. Leva em consideração curtidas, comentários, compartilhamento e salvamentos.
Qual a diferença entre alcance e impressão?
Agora que você já sabe o que cada uma representa, talvez esteja se perguntando o que distingue alcance e impressão, correto? Antes de encerrarmos, falaremos sobre isso!
Caso deseje saber quantas pessoas visualizaram a sua publicação, a métrica de alcance é a mais indicada para isso. Cada visualização é contabilizada apenas uma vez, independente de quantas vezes foi acessada pelo mesmo usuário.
Em contrapartida, as impressões mostram exatamente o número de vezes em que cada usuário entrou em contato com o que você postou. Ou seja, se o usuário acessar a publicação 4 vezes, cada uma delas será levada em conta nessa contagem.
Agora que esses conceitos foram esclarecidos, que tal conferir nossas dicas para humanizar a comunicação das redes sociais da sua marca? Leia aqui!