Marketing, Redes Sociais

As redes sociais possuem um poder de influência enorme entre os consumidores e têm tudo para ser suas grandes aliadas na jornada de vendas. Descubra como.

Certamente, as redes sociais revolucionaram o mundo ao nosso redor. Por meio delas, nos conectamos ainda mais uns aos outros, mesmo estando a quilômetros de distância. Além disso, passamos a ter acesso a diversas novas funcionalidades e fomos apresentados a um dos benefícios mais poderosos das mídias sociais: o de potencializar negócios.

Por meio delas, não só divulgamos um trabalho ou serviço, como nos aproximamos de nossos clientes e oferecemos conteúdo de valor, que impacte de alguma forma em sua vida. E é justamente por isso que toda e qualquer empresa que busque posicionamento atualmente deve investir no uso das redes sociais.

O poder das redes sociais

Ao redor do mundo, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais, representando 53,6% da população.

O Brasil conta com mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, um total de 70,3%, um dos mais expressivos dentre os países.

No caso do WhatsApp, o Brasil está na segunda posição no ranking mundial, com mais de 108 milhões de usuários ativos. Já no Instagram, o Brasil ocupa a 3ª posição, enquanto no Facebook, a 4ª posição global.

E as redes sociais são utilizadas para os mais diversos fins.

Principal meio de informação

Muitas pessoas utilizam as redes sociais como fonte de informação. Segundo pesquisa da Digital News Report, 70% dos brasileiros têm a internet como principal meio de informação, além de serem a população que mais compartilha notícias pelas redes sociais e mais comenta o noticiário.

Conteúdos com prazo de validade de 24h

Esse é o poder dos Stories, que começaram lá no Instagram e hoje estão presentes até no Twitter. É uma forma de interagir com os seus seguidores, mostrando sua rotina, respondendo caixa de perguntas, iniciando uma votação por meio das enquetes… E tudo isso dura apenas 24h. Ou seja, o conteúdo tem que ser pensado levando esse ponto em consideração.

Senso de urgência

Tudo está cada vez mais acelerado e a comunicação nas redes sociais se inclui nisso. Por meio dela, os usuários conseguem se conectar fácil e rapidamente às marcas, e esperam obter respostas rápidas das mesmas.

Por isso, se a sua empresa possui um time completo de social media, que responde às mensagens frequentemente, tenha certeza de que estará sendo bem vista na internet.

Comunicação mais direta

Como citado acima, as pessoas não querem perder minutos arrastando a tela para ler um texto gigantesco nas redes sociais. Elas querem ler somente o necessário, o que faz com que os conteúdos informativos por meio de imagens sejam muito melhor recebidos.

Por isso, investir em infográficos ou carrosséis de imagens, com textos curtos e diretos, é a chave para prender a atenção do seu público. Ele vai arrastar para o lado e, em poucos minutos – ou até segundos -, compreenderá sua mensagem.

O alcance faz maravilhas pelo seu negócio

Uma coisa é certa: um anúncio patrocinado pode revolucionar a sua empresa, desde que bem feito e bem direcionado. Desse modo, ele alcança o público certo, permitindo que, com um simples clique, a pessoa conheça mais detalhes sobre seu produto ou serviço, e seja instigado a realizar a compra.

Bons perfis geram boas compras

Mas claro que essa compra só será realizada se o usuário se encantar com aquilo que você vende. Portanto, foco total na forma como você apresentará seu negócio ao público. Pense no seu tom de comunicação, no formato dos conteúdos, nas cores, frequência… Tudo vai depender do seu público-alvo. Se o conteúdo estiver de acordo com os seus interesses, ponto positivo!

Praticamente qualquer pessoa pode viralizar

E tudo isso graças ao botão “Compartilhar”. Por meio dele, fica muito mais fácil de produzir um conteúdo viral nas redes sociais. Afinal, qualquer usuário pode compartilhar para milhões de pessoas em minutos.

Mas claro, tudo isso vai depender de um planejamento estruturado de marketing, com base em análises estratégicas do mercado e da concorrência. O timing também é outro ponto fundamental, principalmente quando diz respeito às “modinhas” das redes sociais.

Você consegue construir uma comunidade

Em outras palavras, os seguidores da sua marca. Afinal, ao desfrutar de um determinado produto ou serviço, aquilo passa a fazer parte do estilo de vida de uma pessoa e, cá entre nós, a ideia de lifestyle é uma das mais perpetuadas nas plataformas. Aí está a chance de encontrar e reunir os seus clientes mais fiéis.

Comunicação direta com o público

E o melhor: mais humanizada. As mídias sociais aproximam e geram conexão, o que faz uma diferença tremenda para a audiência, sabia? Além disso, demonstrar que sua marca leva em consideração o que seus consumidores pensam é um fator de compra decisivo para muitos.

Há quem diga que as redes sociais chegaram para atrapalhar, mas elas podem e devem ser as grandes aliadas do seu negócio. O importante é focar seus esforços em entender o mercado e, principalmente, seus consumidores, e surfar na onda dessas mídias.

Quer elevar o potencial do seu negócio por meio das redes sociais? Let’s Do It!