Marketing

São muitas as variáveis para um negócio se estabelecer no mercado. Não basta aderir a qualquer estratégia genérica, que esteja dando certo para o concorrente. Para mensurar a eficiência das estratégicas aplicadas, alguns conceitos são muito importantes, dentre eles, a taxa de conversão.

A taxa de conversão é calculada da seguinte maneira: a quantidade de ações tomadas pelo consumidor em relação à marca dividida pelo número de pessoas que tiveram contato com um anúncio ou conteúdo do negócio e multiplicada por 100. Ou seja:

Conversão = (usuários convertidos ÷ visitantes/acessos) x 100

Por exemplo, vamos dizer que sua marca crie um e-book e o divulgue nas redes sociais para download gratuito. A taxa de conversão seria a quantidade de downloads dividida pelo número de cliques no link para a landing page na qual o e-book se encontra para download. O resultado seria multiplicado por 100.

É imprescindível calcular a taxa de conversão porque, a partir dela, mensuramos o ROI (retorno sobre investimento) e estabelecemos os melhores canais e medidas para determinadas ações, reduzindo gargalos e desperdícios.

Para melhorar a sua taxa de conversão, faça as seguintes perguntas:

  • É preciso nutrir o potencial cliente com outros tipos de materiais?
  • A abordagem de conteúdo está adequada ao lead?
  • Meus clientes estão posicionados nas redes em que estou presente?
  • Estou fazendo o melhor pela experiência do cliente?

Muitas vezes, o problema da taxa de conversão pode ser resolvido por meio da revisão de seu plano de marketing. Afinal, assim como o mercado muda, os clientes também o fazem.