São muitas as variáveis para um negócio se estabelecer no mercado. Não basta aderir a qualquer estratégia genérica, que esteja dando certo para o concorrente. Para mensurar a eficiência das estratégicas aplicadas, alguns conceitos são muito importantes, dentre eles, a taxa de conversão.
A taxa de conversão é calculada da seguinte maneira: a quantidade de ações tomadas pelo consumidor em relação à marca dividida pelo número de pessoas que tiveram contato com um anúncio ou conteúdo do negócio e multiplicada por 100. Ou seja:
Conversão = (usuários convertidos ÷ visitantes/acessos) x 100
Por exemplo, vamos dizer que sua marca crie um e-book e o divulgue nas redes sociais para download gratuito. A taxa de conversão seria a quantidade de downloads dividida pelo número de cliques no link para a landing page na qual o e-book se encontra para download. O resultado seria multiplicado por 100.
É imprescindível calcular a taxa de conversão porque, a partir dela, mensuramos o ROI (retorno sobre investimento) e estabelecemos os melhores canais e medidas para determinadas ações, reduzindo gargalos e desperdícios.
Para melhorar a sua taxa de conversão, faça as seguintes perguntas:
- É preciso nutrir o potencial cliente com outros tipos de materiais?
- A abordagem de conteúdo está adequada ao lead?
- Meus clientes estão posicionados nas redes em que estou presente?
- Estou fazendo o melhor pela experiência do cliente?
Muitas vezes, o problema da taxa de conversão pode ser resolvido por meio da revisão de seu plano de marketing. Afinal, assim como o mercado muda, os clientes também o fazem.