Marketing

Montar um planejamento de otimização não é uma tarefa fácil. Ainda existem diversos enigmas sobre SEO, mas este artigo vai te orientar na direção certa!

Anteriormente, você conferiu aqui no blog como planejar corretamente a sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization). Porém, ao fazer uma pesquisa na internet, diversos gurus expõem ideias, geralmente erradas, sobre o que fazer.

Primeiro, precisamos estabelecer que as táticas aplicadas no marketing digital devem ser executadas da seguinte forma: planejamento, teste, análise e ajustes constantes

O que está fluindo bem hoje, pode não correr bem amanhã e, por isso, é aconselhável estar atento ao longo de toda a execução, para fazer quaisquer adaptações e iniciar novamente o trajeto.

Tendo isso em mente, agora vamos destrinchar cinco temas bastante comentados entre os profissionais de marketing digital sobre SEO. Confira!

  • Número de palavras-chave no texto:

Antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer que o conteúdo produzido precisa ser compreendido pelo receptor da mensagem.

Logo, não faz sentido elaborar um material que no final das contas não vai oferecer um conteúdo de valor ao leitor. 

Desde a criação do RankBrain em 2015, o Google lê os textos publicados na internet e compreende o contexto do que está sendo transmitido, visando entregar ao pesquisador o que está mais alinhado com seu questionamento.

E, para produzir um material que esteja alinhado a esse propósito, é preciso fazer muitas pesquisas, especialmente em fontes confiáveis e, se possível, esclarecer dúvidas com especialistas da área.

  • Tamanho do texto

De acordo com John Mueller, Senior Webmaster Trends Analyst do Google, “a contagem de palavras não é fato ranqueador”.

No Twitter, ele ainda explicou que esse elemento não é um “indicativo de qualidade”. Ou seja, a máxima sobre elaborar um conteúdo de valor e relevante para o seu receptor continua sendo essencial.

  • Links pagos ajudam a ranquear melhor?

Segundo o Search Engine Journal, essa estratégia conta na hora que o Google ranquear o seu conteúdo. Contudo, eles “explicitamente não querem que você faça isso”.

Seguindo essa linha de raciocínio, que tal conquistar menções (links) orgânicos em sites parceiros, visando atrair mais visitas a sua página?

Para isso, lembre-se: crie um conteúdo que vá fazer a diferença na pesquisa da sua audiência.

  • Google Ads x SEO

Vez ou outra surgem debates sobre a correlação entre os anúncios do Google Ads com o ranqueamento de páginas. Porém, não há qualquer conexão entre as duas estratégias de marketing digital.

O Google Ads é uma tática particular e independente, voltada para a venda de, conforme mencionado antes, anúncios. Você pode saber mais acessando esse link, em inglês.

  • “Garanto o primeiro lugar no Google”

Lembre-se: Não acredite em promessas! É preciso fazer um trabalho “de formiguinha”: lento, operacional e analítico para a obtenção de resultados realmente significativos e alavancadores.

Ah, vale também ressaltar que quaisquer publicações feitas nas redes sociais só têm peso para os algoritmos executados nas mesmas.

Ou seja, o SEO não tem qualquer relevância no que você posta no Instagram, Facebook, Twitter e afins. Nelas aplicam-se as regras de conteúdo determinadas pelo mecanismo de cada uma.

E, falando em resultados, ainda não consegue enxergar por que eles são importantes? Saiba mais no artigo: Apresentações de resultados: por que utilizá-las?