Os leads são os potenciais clientes de um determinado serviço ou produto. Quando falamos em segmentá-los, isso significa separá-los em grupos com características semelhantes, a fim de elaborar campanhas de marketing e de vendas mais especificadas a cada segmento de potenciais clientes.
Ao separar os leads adequadamente, é possível realizar campanhas de marketing e de vendas mais relevantes, aumentando a probabilidade de conversão de clientes reais. Além disso, também reduz o custo enquanto aumenta a captação.
Principais critérios de segmentação
É importante reforçar que os critérios podem ser utilizados para a ação de forma isolada ou combinada. A opção entre um método e outro dependerá da ação em si, bem como do perfil da empresa e da persona de seu público-alvo.
- Critérios demográficos: idade, gênero, estado civil, nível de escolaridade, ocupação, renda e localização geográfica;
- Critérios comportamentais: histórico de compras, frequência de compra e hábitos de consumo;
- Critérios psicográficos: interesses, hobbies, personalidade e estilo de vida;
- Critérios de fonte de tráfego: buscas orgânicas, campanhas de mídias pagas e e-mail marketing;
- Critérios de engajamento: taxa de abertura de e-mails, cliques em links e inscrições em newsletters;
- Critérios de atividade no site: páginas visitadas, tempo gasto no site e formulários preenchidos.
Como realizar a segmentação?
- Identifique quais são as informações mais relevantes para o seu negócio de acordo com os critérios citados anteriormente;
- Colete todos os dados necessários para elaborar o relatório-base, organizando-os em local seguro;
- Identifique padrões e tendências a partir dos dados coletados;
- Crie segmentos baseados nos padrões identificados;
- Personalize conteúdos para cada segmento.