Marketing, Redação

A escrita publicitária vai além do que muitos imaginam e faz toda a diferença em uma estratégia de marketing. Descubra o porquê.  

É fato que o objetivo de toda empresa é não só atrair clientes, como conquistar uma posição de destaque no mercado. Claro que os funcionários têm um papel de extrema importância na conquista desse objetivo. Mas nada vai para frente se não houver uma divulgação da empresa e dos serviços/produtos que ela oferece. E é aí que entra o marketing digital e, principalmente, a redação publicitária. Afinal, como veremos mais adiante, ela engloba muito mais do que a parte escrita de um material. Todo o conceito de uma campanha de marketing, por exemplo, também é definido pelo redator.  

A seguir, conheceremos um pouco mais dos elementos que compõem uma boa redação publicitária e como ela pode revolucionar os resultados da sua marca.  

No que consiste a redação publicitária? 

Para entendermos com clareza a definição e o mecanismo de funcionamento da redação publicitária, vamos utilizar um exemplo simples e prático: o nosso primeiro contato com uma pessoa. Afinal, quando conhecemos alguém, a impressão que formulamos dela é com base em suas ações, mas, principalmente, em sua comunicação.  

É por meio de uma conversa que percebemos se temos elementos em comum, se nos identificamos. E isso acontece, principalmente, se conseguimos compreender, sem dificuldades, o que a pessoa tem a dizer. Ela pode nos contar uma história de sua infância que instiga a nossa curiosidade e nos deixa com vontade de quero mais. Se o papo for bom, automaticamente, optamos por prosseguir a conversa e conhecer mais da pessoa, gerando conexão. E essa interação só vai aproximando mais e mais uma pessoa da outra. E é dessa forma que age a redação publicitária.  

Ela tem por finalidade gerar conexão com o público-alvo de uma empresa, transmitindo uma mensagem de forma clara, concisa e atendendo aos objetivos pensados para cada ação de marketing em particular. Uma boa redação publicitária gera curiosidade, provoca sensações, cria conexão e, principalmente, convence o leitor a tomar uma decisão. E isso é primordial para qualquer negócio.  

No entanto, redação publicitária não se trata apenas de produzir textos. Ela abrange todo o processo criativo, desde a criação do conceito de uma campanha, até o direcionamento das artes e o fechamento dos materiais.  

Um bom redator pesquisa muito sobre os interesses de seu público-alvo, para definir a linguagem ideal para se comunicar com ele, adequando-a ao contexto de determinada ação de marketing. Levando todos esses aspectos em consideração, podemos dizer que um redator tem um papel fundamental em todo o processo de divulgação de uma empresa.  

Por que investir em uma boa redação publicitária? 

Abaixo, trouxemos quatro motivos para você investir de vez em redação publicitária e colher ótimos frutos para a sua marca.  

Informa 

Uma das vantagens de uma boa redação é que ela vai apresentar o seu produto/serviço ao seu potencial cliente. Assim, é neste momento que serão trazidos os benefícios, os detalhes visuais (e não visuais), as formas de utilizar e por aí vai. As opções são muitas e tudo vai depender do seu nicho. O ideal é fazer essa apresentação de forma criativa, já cativando nesse primeiro momento.  

Aproxima  

Como falamos acima, não tem forma melhor de se aproximar de uma pessoa do que dialogando com ela. E, para isso, é importante estarem falando a mesma língua. Em outras palavras, a comunicação da sua empresa deve estar alinhada com a do seu cliente. Entenda seus gostos e preferências, as redes sociais que ele mais usa, se ele prefere uma linguagem mais formal e mais descontraída. Tudo isso vai te ajudar a montar uma estratégia ainda mais certeira.  

Convence 

Persuasão é a chave e o grande segredo de uma boa redação publicitária. Afinal, o objetivo é levar o seu potencial cliente a tomar uma decisão e você precisa ser extremamente convincente neste momento. A estratégia de convencimento pode fisgar pelo lado emocional, fazendo com que a pessoa se lembre de um momento marcante de sua infância ou se emocione com alguma história. Mostrar os diferenciais em relação à concorrência – sem mentiras, viu? – também é uma boa opção.  

Fideliza  

A redação publicitária dá uma cara à sua marca. Ou melhor: um tom de voz. E quando as pessoas se identificam e veem que o que você vende é de qualidade, acontece a fidelização. Seja criativo e mostre o seu valor, conquiste o seu público e continue acompanhando-o mesmo após o processo de venda. Faça o cliente se encantar com a sua comunicação, ao mesmo tempo em que ele se encanta com o seu produto. E aí você, certamente, estará percorrendo o caminho certo!  

Escrever não é simples e escrever para o seu público é menos simples ainda. A Do It! é especializada em redação publicitária feita para convencer. Sem firulas e direto ao ponto, causando a impressão que a sua marca precisa para… marcar! Te convencemos? Chama a gente!