Marketing

Posicionamento de marca nada mais é do que a opinião que os consumidores têm de um produto ou serviço de uma determinada empresa.

 

Além de influenciar no poder de decisão dos consumidores, o posicionamento de marca ajuda uma empresa a se destacar no mercado.

Posicionamento de marca nada mais é do que a opinião que os consumidores têm de um produto ou serviço de uma determinada empresa. Portanto, quando falamos desse conceito, estamos nos referindo a trabalhar a imagem de uma organização para que ela seja lembrada pelo consumidor de maneira positiva e frequente. Para que isso aconteça, são utilizadas algumas estratégias relacionadas à comunicação da empresa com seus clientes e com a imprensa. Desse modo, a forma como você se porta frente a esse público é que vai definir a forma como lembrarão da sua marca e o que falarão dela para outras pessoas.

Qual a importância de uma marca bem posicionada?

Empresas com um bom posicionamento conseguem comunicar de forma mais clara o seu valor. Uma vez que os clientes têm a percepção desse valor, a marca ganha mais vantagens frente à concorrência. Como consequência, não precisa de tantos esforços de marketing para realizar as vendas. Segundo uma pesquisa do Invesp, “How branding influences purchase decisions?” , 4 em cada 10 consumidores já boicotaram uma marca por causa de seu comportamento. Portanto, é preciso ter muito cuidado com o posicionamento da empresa,
principalmente nas redes sociais, pois os consumidores estão sempre atentos a cada passo dado.
 
Assim, o posicionamento de marca aumenta o alcance de uma marca, fideliza clientes e cria confiança, pilares fundamentais para fazer boas
vendas e se consolidar no mercado.
 

Como criar uma estratégia de posicionamento de marca para sua empresa?

•Analise o seu posicionamento atual

Antes de definir para onde você vai, é fundamental saber onde você está. Uma forma de identificar isso é analisando o seu público-alvo.
Afinal, saber as suas preferências é primordial. Em seguida, defina com clareza os seus valores e objetivos. Só assim você consegue
chegar ao seu posicionamento e à forma como ele será transmitido.
 

• Estude a concorrência

Saber o que os seus concorrentes estão fazendo é uma ótima estratégia para estar sempre um passo a frente deles. Portanto, estude suas ações nas redes sociais, as campanhas, analise seus consumidores… Assim você descobre em quais pontos eles estão acertando e em quais estão deixando a desejar.
 

• Invista nos seus pontos fortes

Chegou a hora de identificar seus pontos fortes e trabalhar em cima deles. Só assim você consegue oferecer algo diferenciado aos seus clientes.
 

• Acompanhe seu posicionamento

Uma vez que você define e divulga esse novo posicionamento da sua empresa, é importante ficar atento à sua repercussão, para saber se
tudo está acontecendo da forma que você imaginou. Dê uma atenção especial ao feedback do público. E se algo não estiver fluindo bem,

não se desespere. Volte ao primeiro ponto e vá ajustando seu posicionamento, até ficar do jeito que você pensou.
 
Precisa de ajuda para o posicionamento de marca da sua empresa? Entre em contato com a Do It! que te ajudamos a desenvolver os seus pontos fortes e se destacar frente aos seus concorrentes.