Levando algumas dicas em consideração, você produzirá um conteúdo relevante e assertivo para o seu negócio
Os grandes objetivos das marcas são vender, atrair consumidores e ganhar destaque no mercado. Todas essas metas são alcançadas, principalmente, através da produção de um conteúdo forte, relevante e significativo. Afinal, nada funcionará se não for criado um relacionamento duradouro com os clientes.
Para que isso ocorra, existem algumas técnicas que podem te ajudar a compreender quais elementos farão a diferença em seu conteúdo, contribuindo assim para o engajamento que deseja alcançar. Vamos conhecê-las?
- Saiba com quem está falando
Em primeiro lugar, você deve definir as suas personas, ou seja, seu cliente ideal.
A partir disso, você irá produzir conteúdos que estejam de acordo com as preferências e interesses dessa persona. Coloque-se no lugar do seu público, entenda o que ele gostaria de ler, pergunte-se se o conteúdo que produziu está completo, se está faltando algo… Essas ações são imprescindíveis para a produção de um material relevante e que agrade o público-alvo.
- Compreenda a forma de comunicação de seu público
É a etapa fundamental para que a mensagem que você deseja passar seja recebida da maneira correta.
Portanto, compreenda seu público, entenda seus gostos, a maneira como eles se comunicam e qual a forma mais assertiva de abordá-los.
- Defina seus objetivos
Sem objetivos definidos você não saberá aonde quer chegar e muito menos as medidas que serão necessárias para alcançá-los.
Logo, defina todos os seus objetivos e então trace as estratégias que melhor contribuirão para seu alcance. Quer aumentar seguidores? Melhorar sua imagem? Ações específicas de conteúdo farão maravilhas por você!
- Crie conteúdo sob medida para cada plataforma
Cada rede social possui suas particularidades e produz engajamento de uma maneira diferente. Com isso, entenda onde cada plataforma se encaixa dentro de sua estratégia e produza conteúdos específicos para cada uma delas, a fim de garantir a melhor entrega possível para seus seguidores.
Além disso, utilize imagens, vídeos, podcasts e outros formatos que melhor se identifiquem com a plataforma escolhida.
- Existe uma pessoa por trás da marca
Nunca se esqueça: existe uma pessoa por trás da marca e os consumidores querem conhecê-la! Procure fugir um pouco do perfil empresarial e aja de forma mais humana.
Seja educado e mostre que está ali para ajudar o público. Ter este tipo de relacionamento com sua audiência só lhe trará pontos positivos.
Conversar de maneira natural, e pegar situações e memes atuais como referência também são uma ótima escolha, pois demonstram que você tem senso de humor. Anote essa dica!
- Crie uma identidade para sua marca
Uma marca com presença é aquela que, quando posta algum conteúdo, é rapidamente reconhecida.
Crie um manual de identidade, tanto em relação às artes, quanto à escrita. Rapidamente o público perceberá a sua maneira de se comunicar e a associará à sua marca, tornando-a única.