Marketing

Saiba a melhor forma de explorar o comportamento do seu público-alvo para aumentar as suas vendas

O neuromarketing é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada pelas marcas como forma de alavancar as vendas e despertar a atenção do consumidor. Ele nada mais é do que a união entre a ciência e o marketing, como forma de proporcionar uma experiência de compra marcante para o consumidor. Desse modo, são explorados os sentidos do corpo humano – olfato, paladar, visão… – para gerar gatilhos comportamentais que influenciem diretamente na decisão de compra.

Como explorar o neuromarketing?

O primeiro passo para que o neuromarketing seja usado de forma eficiente é conhecer muito bem a sua audiência e as suas preferências. Assim, é possível criar uma experiência de compra satisfatória e que corresponda ao que está sendo buscado.

Abaixo, trouxemos algumas das técnicas mais utilizadas pelo neuromarketing.

Psicologia das cores

Muita gente nem imagina, mas as cores possuem uma grande influência em nosso dia a dia. Afinal, elas são capazes de provocar sentimentos e sensações, que influenciam diretamente na nossa tomada de decisões. O vermelho, por exemplo, provoca emoções fortes e estimula o apetite. Não é à toa que tantos restaurantes optam por essa cor em seus estabelecimentos e identidade visual.

Por isso, conhecer os efeitos de cada cor é muito importante na hora de definir as particularidades da sua marca!

Experiência Olfativa

Você conhece a marca Melissa? Se sim, provavelmente a primeira coisa em que pensou foi no cheirinho marcante das sandálias. E também é provável que, em uma ida ao shopping, tenha percebido a presença de uma loja da marca primeiramente pelo cheiro. Acertei? Então podemos dizer que a Melissa sabe muito bem como proporcionar uma experiência olfativa em seus consumidores!

E muitas marcas têm recorrido às fragrâncias para despertar emoções, lembranças e fazer os clientes reviverem momentos marcantes de sua vida. Vai dizer que você nunca sentiu um cheiro e lembrou de uma situação específica? Certamente que sim!

Sentiu o cheiro daí, que eu sei!

 

Ancoragem de preços

Muito provavelmente, você julga se um produto está caro ou barato com base no preço dos concorrentes, certo? É aí que entra a ancoragem de preços. Afinal, nosso cérebro tem bastante dificuldade de julgar o preço com base apenas nas funcionalidades de um produto.

Desse modo, o preço de um notebook é considerado alto ou baixo mais pela comparação feita com o preço dos concorrentes do que pelas funcionalidades que vai trazer a quem comprá-lo.

Por isso, é comum que as marcas façam promoções como “compre 2 produtos pelo preço de 1”, ou “compre uma peça e leve a segunda pela metade do preço”. Na maioria das vezes, o cliente não precisa de 3 unidades daquele produto, mas pela economia proporcionada pela promoção, ele acha justo e acaba efetuando a compra.

 

Storytelling

Publicidades totalmente focadas nos produtos e nos seus benefícios não são mais as preferidas do público na hora de fechar uma compra. Quer um exemplo? No Natal, o cliente se depara com o comercial de um refrigerante X, mostrando os sabores disponíveis, aquela imagem clichê da bebida sendo colocada no copo. Pouco tempo depois, aparece o comercial do refrigerante Y, contando a história da família que toma aquela bebida há gerações, sempre despertando memórias felizes da infância. Certamente, o segundo comercial teve um impacto maior sobre o consumidor, despertando suas emoções e impactando em sua escolha.

Por isso, o storytelling tem se mostrado tão importante no momento de chamar a atenção do consumidor. Uma narrativa bem construída, que ative o seu lado emocional, é muito mais eficaz do que uma abordagem que foque apenas no produto. Além disso, ao criar esse vínculo emocional com a publicidade em questão, a marca fica na memória do consumidor, que muito provavelmente se lembrará dela quando for realizar uma nova compra daquele produto.

As técnicas de neuromarketing, quando bem aplicadas, podem criar um vínculo muito mais forte entre a sua marca e o consumidor. Conheça bem o seu cliente e forneça o que ele tanto deseja. As probabilidades de obter sucesso são enormes!