Marketing

Mídias sociais e SEO: como melhorar seu ranqueamento

No cenário on-line, em que há tanta competição por espaço e clientes, o uso conjunto de técnicas de SEO e de redes sociais é uma realidade bem estabelecida, que objetiva aumentar o alcance e melhorar o engajamento.

 

A aplicação de técnicas de SEO auxilia no aumento da visibilidade da marca no espaço cibernético e traz melhores resultados orgânicos ao seu site. No entanto, devido à publicação constante de conteúdo, a estratégia sozinha não é mais suficiente para garantir bom alcance.

 

Isso não quer dizer que as práticas de Search Engine Optimization deixaram de ser vitais para o negócio. Afinal, elas qualificam a busca do usuário nos buscadores, como Google e Bing. Essa qualificação se relaciona à autenticidade do conteúdo, à credibilidade da marca e até mesmo à sua autoridade, logo, a relevância ainda é muito significativa.

 

Mas qual é a relação entre as técnicas de SEO e as mídias sociais?

 

Até o momento, as redes sociais não fazem parte dos fatores de ranqueamento de uma página, mas a forma com que são expostos os conteúdos em uma rede social pode ajudar no ranqueamento!

 

Os administradores da conta do Instagram ou do Facebook, por exemplo, costumam disponibilizar o link para o site ou para postagens do blog da empresa. Esses links de qualidade são levados em conta para o ranqueamento.

 

Demais detalhes ainda estão em processo de análise. O Google considera apenas os links redirecionados, mas o Bing já avalia a relevância do site pelo número de seguidores da rede social, o que aumenta a autoridade da marca na busca.

 

Por que utilizar redes sociais e técnicas de SEO em conjunto é benéfico para a marca?

  • Humaniza;
  • Facilita a interação com o público;
  • Gera oportunidades de engajamento;
  • Aumenta o reconhecimento;
  • Melhora a reputação;
  • Aumenta a vida útil dos conteúdos postados.

 

Além disso, o alto potencial de compartilhamento oferecido pelas redes sociais influencia positivamente no alcance e na visibilidade, que, quanto mais bem-sucedidos forem, maiores são as chances de receber links externos, o que é considerado efetivamente um critério de SEO.

 

Redes sociais são mecanismos de busca

 

Se considerar os consumidores modernos, verá que a maioria tem a tendência de procurar primeiro as redes sociais da marca, e não o seu site oficial. É geralmente pela rede social que ele tem o primeiro contato com o produto ou que busca uma primeira interação. Sendo assim, é possível considerar as redes como uma espécie de cartão de visitas.

 

Essa tendência é explicada pela experiência mais pessoal, associada a um tempo de resposta menor e uma interação mais humana. É também possível considerar o fato de a busca ser ainda mais intuitiva, pois, ao buscar por um tema, aparecem perfis e posts relacionados, com um visual muito mais atraente do que nos sites de busca mais padrões.

 

E o que fazer para otimizar seu SEO por meio das redes sociais?

 

  1. Publique conteúdo de alta qualidade

Os algoritmos do mecanismo de pesquisa foram estruturados para entender a intenção de seus usuários e analisar a relevância e a qualidade dos conteúdos para entregar aos usuários o que for mais adequado. Além disso, seus seguidores querem ler bons posts e sobre coisas que sejam do interesse deles – somente assim poderá atrair potenciais clientes e seguidores engajados.

 

  1. Otimize o perfil e os posts

Uma foto de perfil que ilustre bem a marca, uma descrição clara e objetiva com os devidos links, uma identidade visual bem estruturada nas artes dos posts e hashtags bem utilizadas englobam as principais preocupações desse tópico.

 

  1. Invista em Link Building

Todos os seus canais de comunicação devem estar integrados: blog, site e redes sociais. Assim, é possível garantir uma imersão de qualidade no universo da marca.

 

  1. Fortaleça o relacionamento com o cliente

Sempre incentive o cliente a comentar e curtir as publicações, promova ações interativas e disponibilize um horário de atendimento ao público! Quando o cliente sabe que será atendido e com todo o suporte, a fidelização é um processo mais simples e com altas chances de indicação.

 

  1. Mescle abordagens distintas nas redes sociais

Existe uma quantidade razoável de métodos de mostrar conteúdo aos seguidores – posts com textos, vídeos, lives etc. Estar antenado às tendências e estudar as preferências do seu público são medidas essenciais para um bom alcance. Sabia que storytelling é uma técnica de marketing muito importante para o negócio? Leia um pouco sobre o tema clicando AQUI.

 

A esta altura, já ficou claro como as redes sociais podem auxiliar a sua marca a alcançar um ranqueamento melhor nos mecanismos de busca. Analise suas redes sociais e torne-as uma ferramenta para melhorar o engajamento e a autoridade de sua empresa!