O marketing viral se baseia em um conjunto de estratégias para criar conteúdos capazes de gerar alto engajamento e permitir que este impulsionamento seja relacionado, de forma direta ou indireta, aos produtos e serviços da empresa. É o “boca a boca” da era digital.
Investir no marketing viral é uma forma eficiente de popularizar seu produto ou serviço, colocando a sua marca em evidência. Quanto maior o engajamento, mais rico é o relacionamento com o cliente e, consequentemente, maior é a propagação do negócio.
O que se deve fazer para viralizar um conteúdo?
- Conheça o seu público
Tal conhecimento determinará em quais emoções investir, quais formas de conteúdo têm mais apelo e como combinar características relevantes de forma agradável.
- Siga tendências
Algumas vezes, apostar em algo mais “antigo” e conhecido, é interessante, mas, para o marketing viral, a preferência ainda é seguir as tendências mais atuais. Para isso, fique de olhos em memes, em histórias que chocaram ou emocionaram as pessoas recentemente etc.
- Entenda como emocionar o seu público
Técnicas, como o storytelling, são essenciais para contar uma história de forma impactante. É imprescindível saber quais são os assuntos de maior apelo do seu público e como fazer para emocioná-lo.
- Pense sempre em facilitar o engajamento
Crie peças que sejam fáceis de entender e que estejam disponíveis em canais que facilitem o compartilhamento ou a marcação de amigos. Não é necessário que force a barra para o conteúdo ser viral ou encher a timeline de seus clientes.
Gostou de conhecer sobre o marketing viral? Quais técnicas você utiliza para tornar os seus conteúdos virais?