Marketing

Descubra quais estratégias funcionam melhor nesse tipo de negócio

Engana-se quem pensa que dentistas não precisam de marketing. Importante para atrair a atenção dos pacientes (ou melhor, clientes) para a clínica em questão, ele também ajuda a conquistar e fidelizar o cliente. Com isso, aumenta o faturamento e dá ainda mais visibilidade ao negócio.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de marketing odontológico que vão te ajudar a trazer mais destaque à sua clínica.

1 – Marque presença nas redes sociais e tenha um site

Hoje em dia, é na internet que os pacientes pesquisam e buscam indicações sobre profissionais antes de realizar qualquer procedimento. Afinal, é mais fácil confiar na indicação de um conhecido do que ir em um dentista aleatório do qual você não sabe de nada, certo?

Portanto, marque presença nas redes sociais por meio de publicações que mostrem o valor do seu negócio. Mostre os procedimentos que realiza, a estrutura de sua clínica, depoimentos de pacientes satisfeitos e os bastidores. Afinal, as pessoas também querem ver o lado mais descontraído de seu trabalho.

Além disso, priorize a criação de um site. Ele traz mais credibilidade e autoridade, além de ser uma forma dos pacientes se informarem melhor sobre sua clínica, seus serviços e procedimentos. Também é um ótimo espaço para você educar sua audiência, por meio de textos de blog. Assim, ela percebe que você não só está preocupado em ajudá-la, como possui autoridade sobre o assunto. E é isso que os clientes buscam.

2 – Respeite o Código de Ética Odontológico

Todas as ações de marketing executadas devem estar em conformidade com as orientações do Código de Ética Odontológico.

Assim, algumas práticas estão vedadas aos profissionais de Odontologia, como:

  • Cartões de descontos, configurando concorrência desleal;
  • Crítica a técnicas utilizadas por outros dentistas ou profissionais da saúde;
  • Menção a especialidades que o profissional não tenha;
  • Oferecer prêmios ou brindes;
  • Informar dados de pacientes;
  • Divulgar preço e formas de tratamento;
  • Imagens de “antes e depois”.

Dessa forma, é imprescindível que o dentista aja de acordo com os pontos estabelecidos no Código de Ética. Caso contrário, além de ser penalizado e correr o risco de ter seu diploma cassado e ser proibido de exercer a profissão, o dentista perderá totalmente sua credibilidade frente aos clientes e ao mercado.

3- Faça um planejamento de marketing

Essa é a etapa fundamental para que sua estratégia de marketing seja assertiva e traga bons resultados. Portanto, seu planejamento deve conter uma análise da situação atual do seu negócio e uma projeção do que se espera futuramente. Lembre-se de incluir e analisar os dados que você tem à sua disposição, como número de pacientes, estatísticas de redes sociais, etc.

Dessa forma, você consegue traçar objetivos para curto e longo prazo. Por exemplo: deseja aumentar o número de clientes recorrentes? O faturamento? Incluir novos serviços? Em seguida, defina o que será feito para alcançar esses objetivos, como campanhas em redes sociais e otimização dos processos.

4 – Monitore suas ações

Planejar e executar ações é um passo muito importante, mas a análise de cada uma delas é o primordial para o seu negócio. Só assim você vai saber se está indo pelo caminho certo.

Portanto, faça relatórios semanais ou mensais para identificar no que você deve continuar investindo e o que pode ser melhorado.

5 – Preste um atendimento de excelência

Afinal, de nada adianta ter uma estratégia de marketing impecável se o atendimento está deixando a desejar. Portanto, cuide do atendimento de seu cliente desde o momento de agendamento da consulta. Capacite sua equipe para que seja criada uma conexão já neste primeiro contato, fazendo com que o paciente entenda que ele não é apenas mais um número para vocês.

Já na hora do atendimento propriamente dito, seja gentil e cuidadoso, respeitando sempre as individualidades e os limites de cada paciente. Muitos têm medo de dentista por traumas passados, outros podem estar inseguros por causa de determinado procedimento. Logo, mostre para o paciente que ele pode confiar em você e que ele estará seguro em suas mãos. Essa é a chave para que ele tenha vontade de retornar ao consultório e ainda indicar o seu trabalho para outras pessoas.

Conquistar e fidelizar clientes não é difícil, mas é um processo trabalhoso e que envolve muito planejamento e acompanhamento constante de resultados. O marketing odontológico traz uma variedade de opções para alcançar esse objetivo e que, se executadas de maneira correta, trarão o destaque merecido para o seu negócio.

A Do It é especializada em marketing odontológico. Está precisando de um empurrãozinho? Fale com a gente!