Marketing

Assim como em qualquer área, o marketing pode ser uma ferramenta importante para médicos que desejam atrair novos clientes e fidelizá-los. Se você já tem seu consultório ou trabalha em uma clínica e quer ter sua agenda cheia, continue lendo este post!

Existe uma grande oferta de médicos e, por isso, é necessário investir em diferenciais. Além de um atendimento de qualidade, o cliente irá analisar diversos aspectos da sua experiência.

Veja 5 passos para realizar um excelente marketing médico!

 

Passo 1: Crie um site

Independente de prestar o serviço sozinho ou junto de outras colegas na mesma instituição, crie um site para apresentar seu trabalho e o local no qual presta atendimento.

Caso haja atendimento de outros colegas, pergunte se eles gostariam de fazer parte do investimento e divulgar também neste site os próprios serviços. Uma agência especializada pode facilmente criar um espaço personalizado para cada profissional da saúde.

 

Passo 2: Ofereça conteúdo exclusivo

Neste site, é importante haver uma aba exclusiva para o blog. Nele, o conteúdo deve ser estruturado de maneira a informar e atrair clientes em potencial, bem como passar a autoridade necessária para fechar o ciclo de fidelização de clientes ativos.

O conteúdo criado dependerá do público-alvo e da intenção do profissional com as informações. O plano editorial é geralmente definido durante uma reunião entre o médico e a agência, que o ajuda a entender quem é seu público-alvo.

 

Passo 3: Invista em redes sociais

As redes sociais permitem a realização de estratégias distintas para captar mais clientes, favorecendo não apenas a captação da persona do negócio, como também atraindo outros tipos de clientes em potencial.

Além disso, também é possível apresentar mais do profissional, humanizando a relação entre médico e paciente, assim como variar o tipo de conteúdo ofertado. No Instagram, por exemplo, é possível criar reels e enquetes, que aumentam a interação com o público.

 

Passo 4: Relacionamento com o cliente é essencial

O médico pode (e deve) utilizar o site, o blog e as redes sociais para informar, captar e fidelizar clientes. No entanto, este trabalho deve ser em conjunto com o posicionamento presencial e com a estrutura do atendimento em si.

Por exemplo, se o médico oferecer atendimento on-line, é interessante possuir um script mínimo de atendimento para garantir uma boa entrevista, além de ter uma ferramenta estável.

Caso o atendimento seja presencial, é bom investir na recepção, no espaço de atendimento, entre outros fatores.

Além disso, é essencial realizar pesquisa de satisfação e verificar quais pontos é possível melhorar a experiência geral do cliente.

 

Passo 5: Foco na experiência do cliente

Desde a criação do site até o atendimento presencial, o foco deve ser como o cliente recebe a experiência.

Dessa forma, o site deve ser limpo, organizado e intuitivo; o blog deve conter informações relevantes; as redes sociais devem ter resposta rápida e atualização constante; o atendimento deve ser feito em hora marcada em ambiente limpo, confortável e seguro.

Ou seja, a lista é vasta e as possibilidades são muitas para oferecer a melhor experiência.

 

Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Somos especialistas em atendimento à área médica – venha conversar conosco!