Marketing

Administrar um negócio de sucesso requer bastante conhecimento e dedicação. E, na maior parte das vezes, para realizar essa empreitada adequadamente, é preciso saber delegar certas responsabilidades. É o que acontece quando se decide terceirizar o marketing do empreendimento.

  Quando incluímos uma empresa de marketing na estratégia do negócio, o intuito é delegar as responsabilidades de estudar o mercado, avaliar as informações disponíveis, atender à demanda de publicidade e, claro, atrair e fidelizar clientes. Mas você sabia que existem empresas de marketing generalista e especialista?

Uma empresa de marketing generalista é aquela que investe em conteúdos e estratégias abrangentes, sem aprofundamento. E qual é a vantagem disso?

  • Consegue apresentar boa desenvoltura com uma quantidade maior de temáticas;
  • Explica conceitos de maneira clara e descomplicada, esclarecendo dúvidas iniciais mais rapidamente;
  • É excelente para atender às exigências do topo do funil, atraindo mais pessoas a conhecer o seu negócio.

Quanto à desvantagem, uma empresa de marketing generalista pode não ser tão eficiente nas etapas de meio ou fundo de funil, pois, nestes momentos, os clientes já possuem os conhecimentos básicos esclarecidos e precisam passar por um processo de acolhimento de maior credibilidade e autoridade possíveis.

 Já a empresa de marketing especialista é aquela que reúne profissionais especializados em determinados conteúdos e estratégias. Neste caso, podemos citar como exemplos as empresas que são especialistas em SEO ou no desenvolvimento de conteúdos voltados para o mercado financeiro. E qual é a vantagem em escolhê-la?

  • Consegue desenvolver uma temática específica com um nível rico de detalhes e bom aprofundamento;
  • Seu posicionamento, de forma geral, transmite maior credibilidade e autoridade aos clientes;
  • Atende às exigências do meio e do fundo do funil com bastante eficiência.

A desvantagem é que, exatamente por serem especialistas, são mais eficientes para clientes daquele nicho específico – quando relacionado ao conteúdo – e para clientes que estejam focados em determinada estratégia – quando são empresas de marketing especialista em redes sociais ou SEO, por exemplo.

Qual escolher?

Para contornar a desvantagem identificada na escolha de uma empresa de marketing generalista, a sugestão poderia ser contratar – de forma temporária ou permanente – profissional (is) que atendam às exigências mais gerais de um cliente: como conhecimento aprofundado de SEO ou, ainda, concreta experiência em desenvolvimento de conteúdo para o nicho odontológico, por exemplo.

No caso da desvantagem de uma empresa de marketing especialista, para contorná-la, a estratégia poderia ser investir em ampliar os horizontes da equipe. Por exemplo, uma equipe voltada para conteúdo imobiliário pode desenvolver conhecimentos de arquitetura.

Sendo assim, como escolher a empresa de marketing ideal para o meu negócio?

  1. Explore em quais meios sua rede de clientes é mais presente. Determine em quais seu negócio estará presente.
  2. Entenda quais conteúdos quer abordar e por quê: quer convencer o leitor da necessidade? Quer explicar como funciona? Quer provar a sua autoridade no assunto?
  3. Esclareça se seu negócio está crescendo para se tornar uma potência ou se ele já está bem estabelecido no mercado e só precisa se destacar da concorrência.

As respostas para estas questões auxiliarão na tomada de decisão e, inclusive, permitem entender alguns detalhes sobre a estratégia de marketing necessária para o seu negócio.

Empresas de marketing full service

Se chegou até aqui, já deve ter notado que, para atender a todas às necessidades, bastava unir os conceitos de marketing generalista e especialista. Várias empresas já entenderam esta realidade e estão se adaptando, alcançando o que chamamos de empresas de marketing full service, nas quais a proposta é oferecer conteúdos e estratégias para as três etapas do funil.

Não são todas que oferecem este tipo de suporte e pode demorar a encontrar uma que atenda ao perfil do seu negócio, mas é igualmente uma boa opção.