O conceito de Outbound Marketing é nosso velho conhecido. Ele nada mais é do que as práticas de marketing tradicional com as quais estamos acostumados. Por exemplo: anúncios, contatos por e-mail e telefone, etc. Entretanto, esse modelo traz alguns pontos negativos, como a comunicação unilateral – ou seja, a marca fala e o público ouve – e um engajamento menor.
O conceito
Em resposta a isso, surgiu o conceito de Inbound Marketing, o marketing de atração. Nele, o cliente é que procura a empresa e não o contrário. A equipe realiza uma série de ações, visando atrair o potencial cliente para seu negócio, por canais como blog, redes sociais e e-mail e, a partir disso, realizar todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa, fornecendo conteúdos personalizados e autorais.
Através desse conteúdo, os potenciais clientes são “educados” sobre o segmento da empresa, transformando-a em referência em determinado assunto e influenciando na decisão de compra de futuros clientes.
No Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento e todas as ações podem ser mensuradas. É possível quantificar as pessoas que visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics. Consequentemente, o conhecimento dessas informações permite a otimização das campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).
Origem
O Inbound Marketing surgiu em paralelo ao conceito de marketing digital e da relação entre o internauta e a comunicação online. Com a chegada da internet, o consumidor passou a exercer controle sobre o que consome, podendo escolher desde o conteúdo que irá consumir até a forma como ele será consumido.
Portanto, o conceito de Inbound Marketing chega para conquistar o cliente com aquilo que ele mesmo deseja absorver, através de planejamento estratégicos e ações de alta performance.
Em suma, o Inbound Marketing nada mais é do que um ímã que utiliza o conteúdo para atrair seus clientes em potencial.
Benefícios do Inbound Marketing
O modelo de Inbound traz uma série de benefícios, graças ao alcance dos clientes em potencial pela distribuição de conteúdos relevantes.
A comunicação aberta é um desses benefícios. Com ela, cliente e marca ficam em constante interação, participando de discussões e iniciativas. Uma relação de confiança é criada a partir do momento em que a marca oferece conteúdo ao cliente, ao invés de apenas tentar empurrar seus produtos para ele, como no marketing tradicional. Consequentemente, o público estará mais aberto às dicas e recomendações da marca.
A continuidade e o engajamento também são pontos fortes. A mensagem da marca é passada de forma contínua, em momentos mais convenientes para as pessoas e, com a criação de um relacionamento de confiança, o engajamento é maior.
Além disso, seu poder de convencimento é baseado em informações sólidas, construídas ao longo do tempo. Outro ponto positivo é a diminuição do ciclo de vendas, devido ao conteúdo relevante e personalizado, e a redução dos custos e aumento do ticket médio, 62% mais barato que o marketing convencional.
Processos e como colocá-los em prática
Diversos processos fazem parte da operação do Inbound Marketing. Eles podem ser divididos em quatro etapas: atração, conversão, venda e encantamento.
- Atração: nessa primeira etapa, o foco é buscar desconhecidos que se tornem visitantes regulares. Para tal, são oferecidos a essas pessoas conteúdos relevantes, através de canais como marketing de conteúdo, blog, site, mídias sociais, SEO, etc.
- Conversão: o objetivo nessa etapa é converter o máximo possível de visitantes em leads, transformando-os em oportunidades reais de venda.
- Vendas: após nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, deve ser feita uma avaliação de quem está no estágio certo, para que a venda seja fechada.
- Encantamento: diz respeito ao que acontece após a compra. Nessa etapa, o objetivo é manter os clientes encantados, para que se torne um promotor da marca e atraia ainda mais clientes para o negócio.
O Inbound Marketing é, portanto, uma ótima ferramenta para aqueles que querem revolucionar a forma de fazer marketing, trazendo benefícios que vão além do marketing tradicional. A aplicação dessa metodologia é capaz de trazer resultados impactantes e significantes para os negócios de uma empresa, tornando-a cada vez mais relevante e presente no mercado.