Quando o assunto é marketing digital, saber como funciona o funil de vendas é essencial. Acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto.
O termo “funil de vendas” é bastante falado no universo do marketing digital. E com razão, pois ele é essencial para aumentar os resultados comerciais do seu negócio. O funil de vendas consiste em uma combinação de táticas de marketing utilizadas para estimular os usuários das plataformas digitais a se tornarem clientes de sua empresa.
Além disso, ele permite que as corporações visualizem, de forma mais clara, os resultados que elas estão alcançando com as vendas e o que está sendo deixado para trás.
Estrutura do funil de vendas
- Topo do funil
O topo do funil compreende os clientes em potencial que não conhecem a sua empresa. Logo, os seus esforços de marketing devem estar focados na apresentação do que você oferece. Nesta etapa, o principal objetivo é identificar um problema que seu produto ou serviço possa solucionar e mostrar ao seu potencial cliente que ele tem exatamente aquele problema.
- Meio do funil
Agora que você já captou a atenção do seu potencial cliente, chegou a hora de levá-lo à sua página de destino e, em seguida, convencê-lo a preencher um formulário compartilhando com a sua empresa alguns dados em troca de conteúdo ou oferta de qualidade. Alguns bons exemplos do que oferecer são e-books ou primeira consultoria gratuita.
O preenchimento deste formulário faz com que um usuário comum se torne um lead. A partir daí, você consegue nutri-lo com seu material, informações e mostrar tudo o que você pode oferecer. Isso o leva ao fundo do funil, onde os leads são convertidos em vendas.
- Fundo do funil
O fundo do funil é a fase final da venda. Ou seja, o momento em que todos os esforços estão concentrados em fazer com que o cliente feche o negócio. Nesta etapa, o cliente entende que tem um problema e que o seu produto/serviço é a melhor opção para ajudar a solucioná-lo.
Basicamente, o cliente que já está na etapa de fundo de funil precisa de uma motivação final para concretizar a compra. Por isso, vale a pena apostar em frete grátis, cupom de desconto ou qualquer outro incentivo que o faça fechar negócio.
Em síntese, se você busca alta performance em vendas e fortalecimento da sua presença digital, o funil de vendas é indispensável para a construção da sua estratégia. Use e abuse!