Redes Sociais

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Cada vez mais, as pessoas têm utilizado o aplicativo em busca de produtos e serviços, o que fez com que a rede se tornasse uma poderosa ferramenta de marketing.

Entretanto, é comum que as pessoas cometam alguns erros, principalmente quando são iniciantes, prejudicando a estratégia da marca, e comprometendo seu engajamento e reputação.

Pensando nisso, produzimos esse texto com os erros mais comuns e algumas dicas para te ajudar a passar longe deles. Vamos lá?

Postar várias fotos de uma só vez

Muitos não sabem, mas quando várias publicações são incluídas de uma só vez, o algoritmo do Instagram pode penalizar a sua conta, transformando os posts em spam. Em outras palavras, eles podem não aparecer no feed de seus seguidores.

Por isso, evite postar tudo de uma só vez. O ideal é postar em dias e horários específicos. O algoritmo agradece!

Comprar seguidores

Vish… uma das piores – e mais condenadas – práticas da rede social. Afinal, você vai ter números e… só. Não vai ter engajamento, segmentação, nada. Portanto, é muito melhor você investir seu tempo e trabalho na produção de um conteúdo relevante e que traga uma audiência mais segmentada, do que, em poucos segundos, comprar seguidores que trarão apenas números para o seu perfil. De acordo?

Utilizar hashtags exageradamente e de forma aleatória

Disso o Instagram tá cheio! Quem nunca se deparou com uma foto de produto e hashtags como #likeforlike ou #instagood ao final da publicação? Se você acha que esses termos genéricos trazem mais alcance, está enganado. O uso de hashtags muito comuns, e em grande quantidade, podem fazer com que sua marca seja vista como fonte de spam.

Portanto, procure utilizar hashtags mais relevantes e segmentadas para o público que você deseja atingir; use até 5 hashtags por postagens e, se quiser usar mais algumas, coloque-as no comentário do seu post. Assim, o Instagram enxerga mais relevância em seu conteúdo.

Publicar conteúdos visuais com qualidade ruim

Qual o seu primeiro pensamento ao bater o olho em uma postagem com um vídeo/imagem de qualidade baixa? Automaticamente, pensamos que a marca não teve a preocupação em oferecer um conteúdo de qualidade para o público. E com isso, a credibilidade dela vai por água abaixo.

Logo, priorize a qualidade de seus conteúdos visuais (isso não quer dizer que a qualidade do texto também não merece atenção!). Mas é importante ter em mente que o Instagram é uma rede social visual. Assim, o usuário será atingido primeiramente pela sua imagem. E, se ela for ruim, ele nem vai se dar ao trabalho de chegar ao texto. Pense nisso.

Não planejar o conteúdo

Existem marcas que têm sucesso postando coisas aleatoriamente e pensadas em cima da hora? Pode até existir, mas garantimos que um conteúdo bem planejado tem chances maiores de alcançar bons resultados.

Portanto, planeje o conteúdo semanal, e até mensal, com antecedência. Além de otimizar o seu tempo, você consegue definir com clareza os conteúdos que serão abordados, consertar possíveis erros e conferir relatórios que te ajudarão a descobrir se a comunicação está sendo feita de maneira efetiva – ou não.

E claro, saiba o momento certo de postar. Inicialmente, você pode agendar os posts para diversos horários. Afinal, você está testando o momento em que seus seguidores estão mais presentes e ativos. Mas, uma vez que você descobre esse horário, utilize-o como base para o agendamento de suas publicações. Com certeza você terá mais alcance e, consequentemente, engajamento de forma orgânica.

Esses são alguns dos erros mais comuns e que mais interferem na forma como sua marca é vista pelos seus seguidores e, claro, pela própria plataforma. Com algumas dessas dicas, você consegue construir uma marca sólida, com presença e, assim, alcançar os seus objetivos na rede social.