Marketing, Redes Sociais

Conheça os benefícios que um conteúdo visual estratégico pode trazer na relação com a sua audiência

As imagens vêm ganhando um papel cada vez mais importante quando o assunto é conteúdo para redes sociais. Afinal, ao bater o olho em uma postagem, por exemplo, a primeira coisa que o público identifica é justamente o conteúdo visual. E pode ter certeza: se ele não for interessante, o usuário nem vai se dar ao trabalho de ler o texto.

Muito mais do que uma mera ilustração, eles são elementos capazes de informar e persuadir seus potenciais clientes. É justamente por conta disso que você deve dar uma atenção especial aos recursos visuais na sua estratégia de marketing.

Por que utilizar recursos visuais?

Uma imagem diz mais do que mil palavras. Essa afirmação por si só já responderia à pergunta acima, mas se tratando de redes sociais é fundamental levantar alguns pontos.

Leitura mais fluida e rápida

Quando lemos um livro, nós reservamos um tempo do nosso dia para isso, de forma que possamos compreender o que vem escrito em suas páginas. Com as redes sociais, não é bem assim. Podemos abrir o aplicativo rapidamente enquanto esperamos uma consulta ou o percurso em um transporte público e, na maioria das vezes, só a leitura da imagem já basta.

Em outras palavras, em um mundo marcado pelo ritmo acelerado e pelo imediatismo, quem quer vender deve ser capaz de transmitir toda a sua mensagem por meio de conteúdos visuais, permitindo ao seu público uma leitura e compreensão rápidas e simples.

É por isso que crescem cada vez mais os perfis que investem em carrosséis informativos em vez de legendas enormes para explicar algum assunto. A leitura fica muito mais leve e dinâmica, e o produtor de conteúdo ainda consegue gerar mais engajamento no público. Infográficos também são muito bem-vindos e vídeos curtinhos então, nem se fala. A legenda vai vir apenas como um complemento, reforçando a mensagem trazida no recurso visual escolhido.

Identidade única para sua marca

Sem dúvidas, ao abrir um feed recheado de conteúdos visuais, a atenção do usuário vai se voltar para o mais interessante e bem elaborado. Ou seja, aquele que realmente entrega uma mensagem por trás da imagem.

Se você for vender um produto, imagens detalhadas permitirão ao consumidor saber mais sobre ele, facilitando a decisão de compra. Por outro lado, se seu objetivo é informar sobre algum assunto específico, você pode criar um carrossel com textos curtos, em tópicos, e com ilustrações que remetam ao tema.

Além de realizar de forma efetiva a comunicação em si, você estará atribuindo uma identidade única à sua marca. Assim, logo que um visitante bater o olho em um post seu, ele saberá de quem é, mesmo sem olhar o usuário.

Qual formato usar?

Além das imagens, existem diversos formatos para explorar nas redes sociais, o que significa que você não precisa se prender a apenas um. O ideal é mesclar e ir testando quais são mais bem recebidos pela sua audiência e, a partir disso, utilizá-los em sua estratégia de conteúdo.

Vídeo

Uma área que vem crescendo cada vez mais, principalmente por conta da popularização dos stories e do fenômeno do TikTok. Mas pode ficar tranquilo, porque não precisa ser algo muito elaborado. As pessoas amam ver os bastidores de algum negócio, receber dicas, ter suas dúvidas respondidas… Use e abuse dessas estratégias.

Transmissões aos vivos

As famosas lives são excelentes ferramentas para o lançamento de um produto, uma palestra ou para mostrar alguma novidade aos seus seguidores. Além disso, você estará ao vivo, ou seja, interagindo em tempo real com o seu público. Ponto positivo para o engajamento!

Memes e GIFs

Aqueles conteúdos mais divertidos que te aproximam da audiência e ainda quebram o gelo quando você está abordando um assunto mais sério. As redes sociais são um ambiente descontraído e, quanto mais o seu público percebe que a sua marca também é bem humorada, mais próximo ele se sente dela.

Infográficos

É uma forma muito interessante de trazer dados numéricos de forma simples, dispensando explicações mais longas e que podem gerar confusão na legenda do post. Neste caso, a legenda servirá de apoio, explicando do que se trata o conteúdo e o resultado obtido. Se for o caso de uma pesquisa realizada com x pessoas, você pode trazer mais detalhes de como o estudo foi conduzido, por exemplo, e deixar os números falarem por si só.

No geral, independente dos recursos escolhidos, o ideal é identificar os que mais se adequam ao seu negócio e que melhor conseguem ser explorados para fortalecer a sua narrativa e persuadir a audiência.

Se os recursos visuais não são o seu forte, pode ficar tranquilo, porque é o nosso! Entre em contato e marque um café para conversarmos melhor sobre a sua ideia. Let’s do it!