Redes Sociais

Quer saber como conquistar mais leads na plataforma? A gente te ajuda!

Lembra quando o Instagram surgiu, lá no final de 2010? O foco do aplicativo era tirar fotos, aplicar alguns efeitos e publicá-la para os seus seguidores. E só. Sem stories, sem loja, nada disso. Quando foi adquirido pelo Facebook, o app passou por suas mudanças mais significativas, tornando-se uma importante ferramenta de vendas e estratégias para potencializar negócios. E, a partir disso, foi se desenvolvendo mais e mais, até chegar ao que é hoje: um importante gerador de leads para a sua empresa. Quer saber como? É só continuar a leitura.

1- Use o link da bio

Sem dúvidas, uma das maneiras mais antigas de conseguir leads pelo Instagram. Afinal, a plataforma não permite links clicáveis nas partes de texto. O link da bio é uma ótima maneira de redirecionar o usuário para outra página, como uma landing page, site de compra de um produto e por aí vai.

Mas é claro que não basta apenas colocar o link na bio e aguardar. Invista em uma boa descrição, simples, concisa, mas que desperte a atenção e curiosidade de quem visita sua página.

2- Use e abuse dos stories

Se você procura uma forma de estar mais perto dos seus potenciais clientes, é nos stories que você cumprirá essa função. A ferramenta é ótima para quem deseja mostrar os “bastidores” do negócio, interagir com o público, contar pequenas histórias e muito mais.

E não se esqueça das ferramentas! Faça enquetes para conhecer melhor o seu cliente, use o termômetro para testar o quanto ele gostou de um determinado conteúdo/produto, faça um quiz… As opções são muitas e, se você souber usá-las a seu favor, os leads não vão parar de crescer.

Ah! E se você tem mais de 10 mil seguidores, o Instagram libera a funcionalidade de incluir links nos stories. Assim, basta o usuário arrastar para cima para acessar o link que você colocou. Sensacional, né?

3- Mantenha uma frequência de publicações

Não adianta nada estar no Instagram se você vai publicar raramente no feed. O usuário quer estar em contato com você, te conhecer, aprender com as suas publicações, e isso só será possível se você se mantiver ativo na rede social.

O primeiro passo é analisar seu público para, então, encontrar a frequência ideal de publicações. Uma vez que ela é encontrada, faça um calendário editorial e organize as postagens por data.

Em seguida, defina os assuntos de interesse de seu público e certifique-se de que eles entrarão nas pautas da semana. Por fim, elabore conteúdos criativos. Pense em boas chamadas, pegue referência nos memes do momento, crie GIFs e vídeos interessantes. Se tem uma coisa que o seguidor ama é saber que um conteúdo foi preparado especialmente para ele.

4- Invista em anúncios no Instagram

Se você tem verba para investir em anúncios, não pense duas vezes! A plataforma de negócios do Instagram é conectada diretamente com a do Facebook. Com isso, você consegue combinar os dois públicos e até investir em estratégias de retargeting usando as duas redes.

Comece com quantias mais baixas e vá aumentando os investimentos conforme os resultados forem aparecendo. Uma das maiores vantagens do Instagram é poder segmentar o seu público, ampliando o alcance da marca em pessoas que realmente possam se interessar pelo seu produto e/ou serviço.

5- Acrescente CTAs em suas imagens

CTA significa “call-to-action” e será ele que vai convidar o usuário a realizar alguma ação em seu perfil. Em outras palavras, se seu objetivo é fazer o usuário clicar em algum link, faça um post que deixe isso bem claro.

Utilize verbos de ação, como “clique aqui” ou “arraste para o lado”. Mas tome cuidado para não encher seu perfil de imagens com CTA. Equilíbrio é o segredo de tudo!

6- Faça parcerias com influenciadores

O Instagram fez nascer uma nova forma de vender e ela nada mais é do que por meio dos influenciadores digitais. Isso mesmo. Sabe aquela cantora de funk famosinha ou aquele ex-BBB que largou tudo e passou a viver apenas de redes sociais? Então, eles são influenciadores e, como o próprio nome diz, exercem um poder de influência gigantesco em seus seguidores (e em quem não os segue também).

Dependendo do número de seguidores que possuem, o alcance desses perfis pode ser muito maior do que o seu e, assim, representar uma ótima estratégia de divulgação da sua marca. Procure influenciadores que tenham a mesma persona que o seu negócio. Afinal, de nada adianta fechar parceria com um influenciador que nada tenha a ver com a sua marca e seu público-alvo.

7- Use hashtags

Elas ajudam o seu conteúdo a ser encontrado, servindo como um filtro de assuntos. Em outras palavras, se você colocar a hashtag #marketing em seu post, sua publicação aparecerá junto com outras que usaram essa mesma tag.

Entretanto, é importante utilizá-las com sabedoria. Nada de encher o post com hashtags aleatórias e que nada tenham a ver com o que está sendo dito. Menos é mais!

8- Marque presença no IGTV

A plataforma de vídeos do Instagram é um prato cheio para quem quer ir além dos stories e posts no feed. Por meio dela, você pode investir em produções mais profissionais – e mais longas – para engajar com seus usuários.

E sabe a melhor parte? O IGTV permite links na descrição. Assim, você pode direcionar seu público para uma landing page ou para o seu site, por exemplo.

Essas são apenas algumas das funcionalidades do Instagram que podem te ajudar a ir mais longe. Explore a plataforma, pesquise e fique de olho nas tendências da rede. Assim, você estará sempre antenado e por dentro das novas funções e do que sua persona se interessa. E, claro, conquistando mais e mais leads!