Marketing

Em algum momento, você deve ter esbarrado com o conceito de branding. Muitos o confundem com a marca em si, mas a verdade é que branding vai bem além disso. Vem com a gente entender um pouco mais!

 

Marca vs branding

A marca se refere a um conjunto de detalhes que formam o negócio: a cultura, o produto/serviço, a identidade visual e o propósito. Esse universo se refere à estratégia de marca.

 

Entretanto, para alcançar o sucesso, não basta apenas ter uma estratégia de marca. É também necessário desenvolver a estratégia de comunicação e a estratégia de negócio.

 

O branding é o processo de criação de valor e de estratégias das três esferas citadas, que buscam alinhar os valores da marca e posicioná-la positivamente na mente dos seus clientes e do público em geral.

 

Para que serve o branding?

O branding é a gestão consciente e eficaz da marca, visando assegurar:

  • A compreensão dos stakeholders em relação ao posicionamento da marca;
  • O aumento da relevância do negócio no mercado;
  • A melhora da reputação da organização com seu público.

 

Por meio do branding, é possível criar conexões – conscientes ou não – que serão imprescindíveis para conquistar o cliente no momento da compra de um produto ou serviço.

 

Ana Couto é uma das referências de branding no Brasil e, segundo uma de suas pesquisas, 67% dos entrevistados preferem inclusive pagar mais por um produto/serviço só para comprarem de uma marca que já conheçam, confiem e dividam valores.

 

Algumas dicas para realizar um bom trabalho de branding

  1. Adéque sua identidade visual

A representação visual da marca auxilia na associação da mente do consumidor em relação a determinado produto/serviço. Quanto mais alinhada a identidade visual estiver, mais rápida será a associação.

 

  1. Estude como transmitir melhor o propósito da marca

Determinar a personalidade da marca, o tom de abordagem aos clientes, os conteúdos disponibilizados e os canais em que estes são postados é essencial para alcançar o público com sucesso.

 

  1. Analise a concorrência

Assim como é excelente revisar e reformular conceitos internos, é preciso estudar sobre o ambiente externo. Entender qual é o nível de aceitação dos concorrentes, quais públicos atendem e em quais valores estão baseando as suas ações são conhecimentos muito importantes para desenvolver um diferencial e garantir a competitividade.

 

  1. Alinhe estratégias de marca, comunicação e de negócio

Unir pessoas com percepções e competências diferentes é um passo relevante na construção de um branding de qualidade. Fazer um brainstorm pode garantir soluções mais eficientes e um alinhamento mais harmônico dos três níveis.

 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre branding e sabe a sua importância, que tal rever as estratégias do seu negócio?