Marketing

Conheça as melhores estratégias de e-mail marketing para alavancar o seu negócio

O e-mail marketing é uma dentre as diversas formas de comunicação entre uma empresa e seus clientes ou potenciais clientes. Embora ele seja muito associado a abordagens de venda, o uso do e-mail marketing vai muito além dessa estratégia.

Quando um consumidor fornece seu e-mail a uma empresa, esta pessoa está dando abertura para um início de conversa. Entretanto, para uma comunicação assertiva por meio de e-mails marketing, é importante estar atento a alguns pontos, a fim de conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e ampliar resultados.

O título é a primeira impressão

O primeiro passo para produzir um bom e-mail marketing é ter em mente que o usuário precisa ter vontade de abrir a mensagem. Portanto, o título deve despertar a curiosidade do leitor e trazer os benefícios do produto, mesmo que de forma superficial.

A explicação mais detalhada desses benefícios deverá vir no corpo do e-mail. É importante que o cliente se sinta ajudado pela empresa. Dessa forma, em seu texto, reforce a preocupação da empresa com seus clientes, por meio de um título claro, conciso e que desperte curiosidade.

Segmente seu mailing

A segmentação da lista de e-mails é fundamental para uma comunicação eficiente. Afinal, ela garante campanhas mais direcionadas.

Existem diversas ferramentas atuais de gestão de e-mail marketing que realizam essa segmentação através de tags, por exemplo. O objetivo é entregar um material relevante para os consumidores. E é o direcionamento que garante isso.

Invista em imagens

Elas são um grande diferencial nos e-mails marketing, pois tornam o conteúdo mais dinâmico e simples de ler. Evite imagens muito pesadas, que demoram muito para carregar. Além disso, coloque links nas imagens. Se não forem exibidas, o usuário consegue clicar e acessar o conteúdo mesmo assim.

Outra dica interessante é fazer o e-mail marketing em formato HTML. Dessa forma, o conteúdo poderá ser distribuído entre texto e imagens. E lembre-se: nunca envie apenas uma imagem como corpo de e-mail, pois esse tipo de conteúdo costuma ser bloqueado.

Por fim, não se esqueça das alt tags nas imagens. É muito importante que seja colocado um texto para descrever a imagem.

E-mail marketing é mais eficiente que newsletter

Os e-mails marketing tratam de assuntos mais específicos e de forma mais direta que as newsletters. Assim, as chances dos clientes ignorarem um e-mail marketing são bem menores. Eles são uma solução mais assertiva de captar clientes e trazer melhores resultados.

Realize testes A/B

Na hora de criar um e-mail marketing, podem surgir dúvidas sobre título, cor do botão, etc. Assim, os testes A/B são uma forma de ver o que vai funcionar melhor no seu e-mail marketing.

Nesses testes, duas opções de e-mail são enviadas para uma porcentagem da sua lista de e-mails.  A partir disso, é gerado um relatório, com qual teve a melhor performance. Com isso, o administrador consegue ter uma visão de qual dos e-mails fornecerá o melhor retorno.

Não envie muitos e-mails

Encher a caixa do usuário de e-mails não é nada agradável e só vai contribuir para que ele cancele a assinatura. Por outro lado, enviar e-mails com um grande intervalo de tempo também não ajudam em nada.

As principais ferramentas de e-mail marketing cobram por quantidade de usuários na lista, e não por envios. Logo, aproveite seu investimento e estabeleça uma média de dois envios por semana, aproximadamente.

Crie um relacionamento de confiança com o usuário

É primordial que o usuário enxergue a empresa como alguém que está ali para ajudá-lo. Por isso, estabeleça como meta criar um relacionamento sólido e duradouro. Assim, a venda será feita de forma muito mais fácil e não somente pelo preço.

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para alcançar um número cada vez maior de clientes, bem como garantir a permanência dos antigos. Com as dicas acima, é só uma questão de tempo para as mudanças começarem a acontecer em seu negócio.