Landing pages – ou páginas de aterrissagem – são páginas que têm como objetivo principal realizar a conversão do visitante em lead. Saiba como utilizá-las corretamente e alcançar altas taxas de conversão em seu negócio.
O que é uma landing page?
A landing page nada mais é do que uma página criada para converter um visitante em lead, cliente ou oportunidade. Em suma, ela possui menos elementos do que uma página comum, com foco em uma oferta principal. Em outras palavras, ela evita distrações e vai direto ao ponto.
Landing pages costumam conter uma oferta especial, o fechamento de uma compra ou alguma ação que, no geral, faça sentido para a estratégia da sua marca.
Por que usar landing pages?
Quando ocorre conversão por meio de uma landing page, os visitantes são encaminhados para um próximo nível de relacionamento ou de compra – o objetivo principal de quem a produziu.
E quando a empresa detém informações de contato de um potencial cliente, ela tem a possibilidade de:
- Ganhar a confiança da pessoa, construindo um relacionamento de maior proximidade;
- Conhecer melhor a pessoa e entender se ela tem o perfil de cliente ideal;
- Alimentar uma lista de oportunidades que pode ser utilizada a qualquer momento para fechar uma possível venda.
Elementos de uma boa landing page
Hoje em dia, você consegue criar ótimas landing pages com o auxílio de diversas ferramentas. Mas saiba que, para uma LP cumprir com o objetivo que você deseja, ela deve preencher alguns requisitos.
Título e subtítulo
Não basta apenas colocar um título e um subtítulo. Afinal, eles devem ser claros e atrativos para o leitor, despertando vontade de continuar a leitura.
Além disso, eles devem transmitir de maneira direta a proposta de sua oferta, e deixar claro o que as pessoas vão encontrar após preencher o formulário.
Elementos visuais
Imagens e vídeos são o segredo de uma LP mais dinâmica e atrativa e, consequentemente, menos cansativa. Por isso, escolha elementos que reflitam a proposta de valor da oferta e ajudem na conversão.
Evite imagens de banco de dados que sejam usadas com frequência ou mais generalistas. Em relação aos vídeos, opte por algo mais didático e de fácil compreensão. Normalmente, os usuários se sentem mais atraídos por vídeos que tragam um resumo da oferta, poupando tempo de leitura.
Descrição da oferta
É um elemento fundamental, pois vai descrever o que está sendo ofertado, eliminando dúvidas e alinhando expectativas.
Algumas dicas podem te ajudar, como:
- Use bullet points;
- Escreva sentenças curtas e de fácil compreensão;
- Coloque termos relevantes em negrito.
Prova social
Se tem uma coisa que ajuda a vender é receber recomendações de pessoas que aprovam aquele produto ou serviço. Portanto, coloque alguma prova social em sua landing page. Pode ser um depoimento, vídeo, post… Mostre que seu produto tem valor para outras pessoas.
Senso de urgência
Quem nunca se deparou com uma contagem regressiva em algum site de compras? Pois é, ela é ótima para os indecisos, estimulando-os a agir de forma mais rápida.
Coloque em sua LP o tempo que falta para uma oferta expirar. Mas claro, seja sincero! Colocar informações falsas só diminui a credibilidade de quem está fazendo a oferta.
Formulário
Sem dúvida, o elemento mais importante da landing page. Portanto, escolha campos de preenchimento que sejam realmente relevantes, ofereça opções práticas de preenchimento, como campos suspensos, e seja breve. Afinal, ninguém quer perder vários minutos preenchendo um formulário.