O calendário de publicações das redes sociais é uma estratégia de marketing de conteúdo, que auxilia na gestão de conteúdos da marca. Nele, é possível estipular quando, como e em qual rede o conteúdo será publicado.
Além de economizar tempo e auxiliar na rotina, é uma forma de garantir o desenvolvimento da identidade da marca e permitir a análise comparativa do sucesso de determinados conteúdos.
Mas como montar o calendário de publicações?
Passo 1: Crie uma tabela para organizar os editoriais.
Determine os segmentos principais de conteúdo que serão abordados em seus canais. Em seguida, escolha possíveis temas para cada segmento.
A forma de organizar esse conteúdo pode ser variada: uma tabela no Excel, uma lista no Word, cards no Trello ou um mapa no Miro.
Passo 2: Faça o processo de benchmarking.
Determine qual é o seu público-alvo. Então, pesquise seus principais concorrentes e analise suas metodologias, seus canais e como os seguidores interagem com os conteúdos.
A partir desses dados, é possível determinar qual é o impacto dos segmentos de conteúdo que escolheu, se os temas são relevantes e quais são as melhores formas de disponibilizar esse conteúdo.
Passo 3: Faça a organização dos conteúdos por rede e decida a frequência.
É o momento de colocar a mão na massa e usar os conhecimentos adquiridos no benchmarking. Selecione quais redes receberão os conteúdos e quais serão eles. Além disso, decida formato, frequência e como eles se integrarão uns aos outros.
Passo 4: Avalie a repercussão do conteúdo.
Enquanto aplica a sua estratégia, analise as métricas de seus conteúdos e faça as adaptações necessárias para o melhor aproveitamento.
Esse acompanhamento e adaptação devem ser constantes, já que o público também pode variar.