Confira 5 formas de se aproximar da sua audiência por meio da criação de conteúdo
Quando uma empresa se comunica por meio das redes sociais, ela corre o risco de seu público se esquecer de que existe uma pessoa, um ser humano, por trás daquela marca.
E, sinceramente, é até simples entender essa situação, já que a audiência não tem a quem associar o rosto da marca, como acontece com as pessoas que interagimos.
É justamente por isso que é imprescindível utilizar estratégias que tornem a comunicação mais humanizada e ainda mais próxima do nosso público-alvo.
É sobre isso que falaremos hoje!
Dirija sua comunicação a uma pessoa
Não estamos dizendo que é errado escrever como se estivesse falando com um grupo. Mas, ao usar palavras como “você”, há um sentimento maior de intimidade e aproximação, algo mais pessoal.
Portanto, que tal começar o seu e-mail marketing com “Olá, tudo bem com você?”, em vez de “Como vocês estão?”. O consumidor gosta de se sentir exclusivo e isso conta pontos a seu favor.
Vá além das redes sociais
No tópico acima, falamos do e-mail marketing. Além de ser uma excelente ferramenta de comunicação, ele traz o benefício de te deixar mais próximo da sua audiência, coisa que o Instagram não permite tanto, concorda?
Portanto, invista nesses tipos de conteúdo. Pode ser em vídeo, um grupo no WhatsApp ou no Telegram para poucas pessoas… Você não irá depender do algoritmo das redes sociais e ainda criará um clima mais intimista com seu público.
Chame as pessoas pelo nome
Isso faz uma diferença enorme, principalmente quando se trata de uma empresa grande. A pessoa tem a sensação de que foi notada e de que não é apenas mais um número para a sua marca.
Além disso, demonstra que você está prestando atenção na sua audiência. Ponto positivo!
Busque inovar na sua escrita
Calma, você não precisa criar uma nova forma de falar! Mas acontece que, ao nos comunicarmos on-line, perdemos muita coisa. Expressões faciais, tom de voz, pausas…
Portanto, não pense duas vezes antes de tentar trazer esses recursos para a sua escrita. Utilize emojis e reproduza sons de forma escrita (como “Hum…”, “Ah!”), por exemplo. Isso te ajuda a transmitir mais emoção e conexão em suas mensagens.
Permita que sua audiência crie junto com você
Imagine a sensação de ler um texto e saber que uma das ideias contidas nele foi sua? Ser ouvido é, sem dúvidas, um dos fatores que mais contribui para o sucesso de uma marca!
Crie enquetes para o seu público opinar sobre determinado tema, pergunte qual assunto eles querem que você aborde, e por aí vai. Mostre que você se importa e quer o apoio da sua audiência no seu processo de criação!
Existem diversas maneiras de humanizar uma marca e poderíamos passar o dia aqui listando. No geral, é importante você se enxergar enquanto pessoa na hora de produzir os conteúdos da empresa. Se colocar do lugar do público também é interessante para saber os melhores recursos para surpreendê-lo.