Aplicar uma estratégia de marketing no seu negócio é essencial para seu crescimento. Mas sabia que calcular a taxa de retorno sobre investimento desta é igualmente importante?
Afinal, de que vale a implementação de uma estratégia se ela não alcança os resultados esperados? Na matéria de hoje, vamos explicar a você sobre esse indicador!
O que é ROI?
O indicador de retorno sobre investimento (ROI) é uma métrica que permite ao CEO avaliar se os investimentos e as estratégias de sua empresa estão resultando lucro ou prejuízo.
Atualmente, é possível monitorar toda a jornada de compra do cliente – desde sua trajetória no funil de vendas até o fechamento da compra. Com o ROI, é possível entender quais etapas estão adequadas ao processo e quais podem melhorar, de forma a fechar mais vendas.
Com isso, é possível determinar o ROI da sua estratégia de marketing de conteúdo, dos seus e-mails marketing, dos seus anúncios pagos etc.
Por que você deveria calcular o ROI de suas ações?
Mesmo em empresas com propósitos bastante sociais, campanhas de marketing possuem função: atrair, ser validada e fidelizar.
Com o ROI, o empreendedor pode verificar a performance das ações e otimizar suas estratégias, gerenciando de forma saudável o budget da área.
Sendo assim, calcular o ROI pode:
- Aumentar o lucro em ações de marketing;
- Mensurar a eficiência de cada etapa das estratégias de marketing aplicadas;
- Reduzir gastos sem afetar a qualidade das campanhas;
- Redirecionar os recursos para ações mais eficientes;
- Melhorar a comunicação com o público;
- Fortalecer o posicionamento da marca no mercado.