Marketing

Aplicar uma estratégia de marketing no seu negócio é essencial para seu crescimento. Mas sabia que calcular a taxa de retorno sobre investimento desta é igualmente importante?

Afinal, de que vale a implementação de uma estratégia se ela não alcança os resultados esperados? Na matéria de hoje, vamos explicar a você sobre esse indicador!

 

O que é ROI?

O indicador de retorno sobre investimento (ROI) é uma métrica que permite ao CEO avaliar se os investimentos e as estratégias de sua empresa estão resultando lucro ou prejuízo.

Atualmente, é possível monitorar toda a jornada de compra do cliente – desde sua trajetória no funil de vendas até o fechamento da compra. Com o ROI, é possível entender quais etapas estão adequadas ao processo e quais podem melhorar, de forma a fechar mais vendas.

Com isso, é possível determinar o ROI da sua estratégia de marketing de conteúdo, dos seus e-mails marketing, dos seus anúncios pagos etc.

 

Por que você deveria calcular o ROI de suas ações?

Mesmo em empresas com propósitos bastante sociais, campanhas de marketing possuem função: atrair, ser validada e fidelizar.

Com o ROI, o empreendedor pode verificar a performance das ações e otimizar suas estratégias, gerenciando de forma saudável o budget da área.

Sendo assim, calcular o ROI pode:

  • Aumentar o lucro em ações de marketing;
  • Mensurar a eficiência de cada etapa das estratégias de marketing aplicadas;
  • Reduzir gastos sem afetar a qualidade das campanhas;
  • Redirecionar os recursos para ações mais eficientes;
  • Melhorar a comunicação com o público;
  • Fortalecer o posicionamento da marca no mercado.