Marketing

Um negócio depende de vários aspectos para alcançar o sucesso. Dentre eles, está a autoridade que a marca impõe no mercado. Construir essa autoridade é mostrar que sabe o que está falando, expondo conhecimentos e técnicas. No entanto, não basta apenas disponibilizar todo o conteúdo sem estratégia – para isso, é elaborado um calendário editorial.

O calendário editorial contempla os conteúdos que serão produzidos para blogs e redes sociais, determinando quando serão publicados, as palavras-chaves, os formatos textuais, a estratégia de link building e a etapa de funil à qual o conteúdo está vinculado.

Dessa forma, o calendário editorial é uma ferramenta estratégica para o plano de marketing, permitindo que o negócio e o conteúdo produzido estejam perfeitamente alinhados, o que aumenta a atração e o engajamento de potenciais clientes, assim como qualifica leads e fideliza seus antigos clientes.

Mas como criar a melhor estratégia para o seu negócio?

 

Escolha uma ferramenta adequada para organizar os conteúdos

Para construir um calendário editorial, é essencial que escolha uma boa ferramenta. Dentre as mais famosas, temos: Google Planilhas, Trello, Asana e Hubspot.

 

Estabeleça a recorrência de postagens

Quantidade não significa eficiência. Cada público se comunica e se identifica com a marca de diferentes formas e, por isso, não existe fórmula mágica ou regra geral. Para saber a recorrência adequada para o seu público, faça testes e verifique o engajamento e o alcance.

 

Construa uma “árvore” de conteúdos

Selecione quais serão os tópicos principais abordados em suas redes e no seu blog – neste momento, é uma visão macro do conteúdo. Vamos dizer que você seja dono de uma loja de roupas. Alguns de seus tópicos principais poderiam ser produtos e moda, por exemplo.

A partir do estabelecimento de seus tópicos principais, defina quais os desdobramentos são possíveis – a visão micro do conteúdo. Seguindo o nosso exemplo, você poderia falar de roupas, sapatos e acessórios no tópico “produtos” e de combinações entre peças e uso histórico em “moda”. Existem muitas possibilidades! Além disso, é importante frisar que, a partir desses subtópicos, outros itens podem ser desenvolvidos, fazendo a “árvore” ficar cada vez mais completa.

 

Equilibre a produção de conteúdo de acordo com cada etapa do funil

É importante que, no momento de criar os tópicos e de produzi-los, que tanto o responsável pela criação de estratégia de conteúdo quanto o produtor de conteúdo propriamente dito estipulem a que etapa do funil determinado texto estará vinculado. Isso é essencial para adequar a linguagem e o formato do conteúdo.

Por exemplo, os conteúdos de blogs geralmente são utilizados para atração, enquanto podcasts são indicados para etapas de consideração. Para a tomada de decisão, um case de sucesso pode ser mais eficiente.

 

Na dúvida, procure apoio especializado

Ficar sem o conteúdo ou produzi-lo sem qualidade ou aderência ao público são escolhas muito perigosas quando se quer que a marca se estabeleça no mercado. Se houver dúvidas de como criar este conteúdo, procure uma agência de marketing que dê match com o seu negócio!