Marketing

O que é?

 

O storytelling é a ação de contar histórias. Usando técnicas de escrita e animações, esta estratégia de marketing transmite uma mensagem de forma mais humanizada e dinâmica, o que aproxima a marca e o público.

 

Quais são os benefícios?

 

A narrativa aborda uma perspectiva pessoal – a do narrador – e consegue gerar identificação de outras pessoas, exatamente por trazer uma visão mais humanizada do produto ou do serviço. Além disso, consegue criar maior alcance da marca, gerando uma impressão bem didática do que é proposto por ela.

 

Outro aspecto importante é que auxilia no processo de despertar a necessidade no potencial cliente, mostrando vantagens e como o produto pode transformar seu dia a dia.

 

Como fazer um storytelling perfeito?

 

  1. Defina a sua marca

Exponha as informações relevantes do seu negócio: sua origem, seus objetivos, suas conquistas etc. Pense em como inserir esses dados – o ideal é que eles façam parte da trama.

 

  1. Tenha uma narrativa objetiva

Não faça longos detalhamentos! O importante é informar o espectador da forma mais clara possível e causar uma boa impressão. Se a narrativa estiver repetitiva ou não envolver o público, não conseguirá convertê-lo em cliente.

 

  1. Apresente conflitos

O conflito é o estímulo necessário para fazer com que o espectador se identifique com a marca. Qual problema sua empresa buscou sanar que tem a ver com o seu público?

 

  1. Explore recursos audiovisuais

O storytelling tem uma disponibilidade rica de recursos audiovisuais: podem incluir trechos de textos bem escritos, ilustrações animadas, músicas ou até mesmo pessoas recriando uma cena.

É essencial, neste caso, determinar quais serão os recursos mais aderentes ao público-alvo e atentar-se ao resultado final da produção. O excesso de informações audiovisuais compromete a atenção do espectador, além de demonstrar um caráter amador da empresa!

 

  1. Incentive a interação

Invista em reações, em box de perguntas ou pedindo para os espectadores comentarem se passaram por conflito semelhante. A interação vai permitir analisar o quanto a ação está aumentando a chance de transformar o público em lead e também oferece informações para produzir novos conteúdos!