Muito mais do que expor dados, as apresentações de resultados podem trazer uma série de benefícios para a sua empresa
As apresentações de resultados, como o próprio nome diz, são ótimas ferramentas para apresentar, de forma clara, dados sobre um negócio ou ação, para os funcionários de uma empresa, por exemplo.
No entanto, não basta apenas exibir os dados. É preciso interpretá-los e gerar impacto em sua audiência, além de garantir que o público compreendeu a sua mensagem. Abaixo, falaremos um pouco mais dos benefícios deste tipo de apresentação.
Audiência mais engajada
Mais do que apresentar dados, a apresentação de resultados promove um engajamento na audiência. Afinal, o público se envolve muito mais indo e participando de uma apresentação, do que recebendo um simples relatório por e-mail.
Além disso, a apresentação é muito mais dinâmica e ainda possibilita que você explique os resultados obtidos e ainda tire possíveis dúvidas.
Ajuda na tomada de decisões
É muito mais fácil tomar uma decisão quando alguém te informa detalhes sobre determinado produto/serviço e te coloca a par das vantagens, concorda? Por isso as apresentações de resultados são ótimas ferramentas de convencimento.
Por meio delas, você consegue seguir uma linha argumentativa que leve o indivíduo a fazer exatamente o que você deseja: adquirir um produto ou comprar uma ideia.
Maior compreensão de dados
Não é porque é uma apresentação de resultados que ela será cheia de números, gráficos e variáveis complicadas. Você precisa garantir que a sua mensagem seja facilmente compreendida pelo seu público.
Por isso, lance mão de uma apresentação clara, concisa e acessível. E isso pode ser alcançado mesmo se tratando de um tema difícil, viu? Foque apenas no essencial e utilize imagens e exemplos para facilitar o entendimento.
Equipe mais integrada
O momento de apresentar dados é também uma ótima oportunidade de promover uma maior integração entre o time da sua empresa. Por meio desses encontros, você conseguirá sentir o que está fluindo e o que não está, e ainda ouvir dos seus funcionários sugestões e pontos de melhoria.
Essa troca é fundamental para que o time se sinta acolhido e ainda mais estimulado a aperfeiçoar os resultados. Ponto positivo!
Sensação de dever cumprido
É comum realizarmos apresentações de dados quando encerramos algum ciclo na empresa. Por exemplo: resultados mensais ou de uma ação específica. E o ato de fechar mais uma etapa gera nos colaboradores a sensação de dever cumprido, fundamental para o bem-estar corporativo e pessoal. Sem contar que deixa os funcionários ainda mais motivados a fazer acontecer!
Como você pôde ver, as apresentações de resultados trazem inúmeros benefícios para uma empresa e, claro, para os colaboradores. Por isso, procure sempre levar as informações para o seu público da melhor forma possível, simplificando o processo de entendimento. E, se precisar de ajuda para elaborar a apresentação, pode contar com a gente!