Marketing

Mais do que proporcionar um acesso mais amplo aos usuários, a acessibilidade digital traz um posicionamento sólido à sua empresa. Entenda como utilizá-la!

15% da população mundial possui algum tipo de deficiência. O que significa que cerca de um bilhão de pessoas encontram problemas ao acessar informações on-line quando o conteúdo não oferece acessibilidade digital.

E por mais que o assunto tenha sido cada vez mais pauta de discussão nas grandes empresas, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a acessibilidade digital se torne, de fato, realidade.

O que significa acessibilidade digital?

De forma resumida, acessibilidade digital é tornar um determinado conteúdo (presente em vídeos, sites, ferramentas, aplicativos…) acessível às pessoas portadoras de deficiência.

Desse modo, todos os usuários conseguem ter acesso às mesmas informações, sem que suas limitações interfiram neste processo.

Além de demonstrar que se preocupa com a inclusão e a chegada de suas informações aos indivíduos com deficiência, você humaniza sua marca ao disponibilizar seus conteúdos a um público que costuma ser muito negligenciado no ambiente on-line.

A Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) definiu quatro princípios que devem nortear a produção de conteúdo com foco em acessibilidade na web:

Perceptível

As informações devem ser perceptíveis aos sentidos do usuário.

Operável

Botões de interação devem ser controlados fisicamente pelo usuário, com o auxílio de comandos de voz ou outras ferramentas, caso necessário.

Compreensível

Os conteúdos devem ser dispostos de forma a serem totalmente compreensíveis.

Robusto

As ideias devem ser aceitas por diversas tecnologias, como os dispositivos assistidos.

Caso uma página não cumpra os quatro princípios listados acima, ela não será acessível aos usuários.

Por que a acessibilidade digital é fundamental?

A acessibilidade digital atende aos diversos tipos de deficiência, oferecendo recursos visuais e auditivos, além de funcionalidades que proporcionem ao usuário uma melhor experiência de acesso aos sites e aplicativos.

Esse ponto é fundamental principalmente porque diferencia sua marca dos concorrentes, tornando sua mensagem acessível a todos. Além disso, a empresa atinge mais clientes e passa a ser vista de forma mais humanizada e engajada, já que diversidade e inclusão têm sido muito valorizadas pelos consumidores.

Sua marca também sai ganhando no quesito ranqueamento, por conta do SEO. Quando ela opta por proporcionar uma experiência de navegação diferenciada para os portadores de deficiência, todos os clientes acabam vivenciando essa mudança. Esse fato somado com o aumento no alcance do conteúdo ajuda a colocar seu site lá em cima nas páginas de busca.

Como funciona a acessibilidade na prática?

Existem algumas boas práticas que são vistas como padrão quando o assunto é tornar um conteúdo acessível. São elas:

  • Use alt text em todas as imagens e não se esqueça de descrevê-las brevemente na legenda de um post, por exemplo. Assim, os programas especializados conseguem identificar o que está sendo mostrado;
  • Legende todos os seus vídeos. Além de proporcionar o entendimento para deficientes auditivos, torna o conteúdo acessível às pessoas que têm o costume de assistir vídeos no mudo;
  • Apresente seu conteúdo em diferentes formas, como um texto escrito que também está disponível em áudio, por exemplo;
  • Invista em cores contrastantes nos botões de um site. Isso facilita muito a navegação de pessoas daltônicas ou que possuem alguma dificuldade em distinguir cores;
  • Deixe todas as funcionalidades disponíveis por meio do uso do teclado;
  • Descarte elementos que possam confundir o usuário;
  • Utilize leitores de tela para revisar o site e identificar pontos de melhoria.

A acessibilidade digital não é só uma forma de dar um destaque à sua empresa ou melhorar a navegação do usuário. Muito mais do que isso, ela posiciona o seu negócio como uma marca que coloca temas como diversidade e inclusão em pauta, incentivando ações que não limitam ou excluem nenhum indivíduo do seu direito de acesso à informação.

Hoje em dia, em pleno 2022, a acessibilidade digital é praticamente uma obrigação! Por isso, é fundamental dar uma atenção especial, mesmo que aos poucos, a essas práticas em seus conteúdos.