Brand experience consiste em uma abordagem completa de marketing que vise proporcionar uma experiência memorável do consumidor com a marca. É quando a marca foca todos os seus esforços em criar uma conexão emocional com seu consumidor.
Para tanto, a empresa constrói sua estratégia de marketing em cima dos desejos e necessidades dos seus potenciais clientes, baseada em autenticidade e alinhada com os valores e o tom de voz da marca.
Além de aumentar o nível de fidelização, o brand experience também potencializa a chance de seus clientes compartilharem suas experiências, garantindo a indicação da marca para outros potenciais consumidores.
Brand experience x Customer experience
Apesar de serem conceitos intimamente ligados, se baseiam em áreas diferentes. O brand experience tratará da percepção geral da marca – está envolvido com sua imagem e reputação pela sua identidade e pelos seus valores.
O customer experience, por sua vez, se baseia na interação dos consumidores e está mais relacionada à jornada do cliente em si. Sua atuação está presente durante as vendas, na entrega e no atendimento aos clientes.
Como implementar uma estratégia de brand experience
- Defina a persona do público-alvo;
- Crie uma identidade visual coerente ao seu público-alvo;
- Desenvolva conteúdo relevante e esteja presente nas mídias;
- Utilize a tecnologia a seu favor: invista em sites responsivos, UX design etc.;
- Promova interação e engajamento com o público;
- Monitore e analise os resultados.