A fim de acompanhar os avanços tecnológicos, o mundo do marketing mudou muito nas últimas décadas. Afinal, os clientes mudaram e a forma de entrar em contato com eles e criar um relacionamento também.
Somente no Brasil, existem cerca de 424 milhões de dispositivos digitais ativos, incluindo desktops, notebooks, tablets e smartphones. Você consegue compreender o potencial disto?
No mundo do marketing digital, três estratégias foram criadas para “abraçar” todos esses dispositivos, garantindo, assim, que tudo estivesse ainda mais acessível aos possíveis clientes das marcas. As estratégias são: Omnichannel, Multichannel e Crosschannel.
Para entender qual é a melhor para o seu empreendimento, neste post, vamos esclarecer suas semelhanças e diferenças. Continue com a gente!
Omnichannel
O termo Omnichannel é construído por duas palavras: “omni” (presente em todos os lugares) e “channel” (canal). Sendo assim, a estratégia se baseia na presença em todos os canais disponíveis.
Essa integração ocorre quando a marca vende seus produtos ou serviços em uma variedade de canais: site próprio, marketplace, redes sociais, loja física etc. Tal método foca na experiência do cliente, seja de forma presencial ou virtual.
É o método de marketing mais sofisticado, pois está presente em todos os canais, o que não ocorre nos métodos de Multichannel e Crosschannel, e permite o cruzamento de dados e clientes entre os meios de comunicação – o que ocorre no Crosschannel, mas não no Multichannel.
Multichannel
O Multichannel, por sua vez, possui o seguinte significado: “multi”, que quer dizer “vários”, e “channel”, que significa “canal”. Logo, podemos traduzir como multicanal.
Essa estratégia se baseia na aplicação de uma única estratégia de marketing em vários canais. Por exemplo, uma marca presente no ambiente virtual pode investir em vários canais, como e-mail marketing, site, aplicativo, redes sociais etc. No caso de uma marca que opte pelo ambiente físico, o plano de marketing pode incluir anúncios impressos, outdoors, eventos promocionais etc.
O interessante desta metodologia é que, apesar de comunicar-se com os clientes em diversos canais, cada um deles é independente. Sendo assim, não há integração entre eles e os clientes não podem “pular de um para o outro” facilmente.
Crosschannel
Por fim, mas não menos importante, temos o Crosschannel, originada dos termos “cross”, que significa “cruzar”, e “channel”, que significa “canal”. Essa estratégia de marketing, portanto, se baseia no cruzamento de canais.
Muito semelhante ao Multichannel, a estratégia também envolve a comunicação em variados canais, mas sua maior diferença é que promove transmissão de dados entre elas, permitindo redirecionamento do cliente em diversos meios de comunicação sem dificuldade.
Para empreendimentos em que você só precisa estar onde seus clientes estão, o método Multichannel é muito eficiente.
Se a proposta é estar onde o seu cliente se encontra, mas investir um pouco na integração de canais e captação de outros clientes em potencial, o Crosschannel é a estratégia que vai alavancar seu negócio.
Agora, caso a sua marca já esteja na busca de fidelização de clientes, quer estar presente durante toda a experiência de compra do cliente e, ainda, conquistar novos públicos, a opção mais adequada é o Omnichannel.
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