Marketing

Nos últimos anos, o marketing digital se desenvolveu tanto que a sensação é que, todo dia, há uma enxurrada de informações novas. Suas variadas estratégias vêm com seus prós, contras, desafios de implementação e cenários de uso. E o profissional de marketing está no meio disso tudo, buscando entender cada processo para entregar as melhores soluções possíveis.

No post de hoje, falaremos sobre algumas tendências que, em 2023, provavelmente se destacarão no ramo de marketing digital:

  • Marketing IA e ML

Estratégias de marketing envolvendo inteligência artificial e Machine Learning já existem há algum tempo, mas os resultados têm sido ainda mais impactantes devido aos avanços dos algoritmos computacionais e do aumento de fornecimento de dados. Sua aplicabilidade potencial gira em torno de atendimento ao cliente, e-mail marketing e newsletter.

  • Marketing da interface de voz do usuário (VUI)

Combina um software e inteligência artificial para gerenciar campanhas de marketing por interfaces de voz. Aproveitando o processamento da linguagem natural, as interações podem ser realizadas de forma mais humana, o que contribui com a taxa de engajamento.

  • Marketing de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR)

Suas aplicações são vastas, mas as estratégias são comumente usadas para a colocação de marcas e produtos no mercado. O VR existe desde os anos 1990 e objetiva a criação de experiências imersivas da marca. A AR é mais recente, mas já se tornou tecnologia de marketing de gigantes, como a Coca-Cola e a Samsung.

  • Marketing responsivo

Se baseia em elementos de design responsivo na criação de websites, de conteúdos de redes sociais, de anúncios digitais, de e-commerces etc. Já é bastante praticado, pois otimiza os esforços do usuário para acessar o conteúdo da marca em diversos dispositivos e plataformas – um pré-requisito para o sucesso hoje.

Você estava ciente destas tendências?