No artigo de hoje, vamos falar sobre um tema polêmico: o benchmarking. Você entende sobre o assunto? Sabe qual é a importância dele para o seu negócio? Vamos esclarecer todas essas dúvidas!
O que é?
Benchmark é a análise que se faz do mercado utilizando diversas empresas como referência, dependendo dos resultados que se quer alcançar. Ou seja, com os objetivos determinados para o seu negócio, você irá selecionar empresas que apresentam o perfil que gostaria de atingir ou superar e, a partir dessa seleção, será feito um estudo de como seus concorrentes, em certo mercado, conseguiram desenvolver aqueles aspectos.
Por que fazer?
Ao se distanciar do universo interno da empresa e verificar casos semelhantes ou desdobramentos no mercado, é possível chegar a insights realmente ricos e, talvez, com uma capacidade de previsão muito mais extensa.
Além disso, auxilia a estabelecer objetivos realistas e identificar quais são os diferenciais de sua marca. E caso não sejam suficientes, também é uma ótima ação para empresas que precisam inovar.
Benchmark x Marketing Digital
No ramo do marketing digital, o perfil dinâmico e inovador é essencial. Para construir esse contexto favorável, a técnica de benchmarking é bastante rica, já que permite que se identifique pontos fracos e fortes da concorrência e da própria empresa, tornando o planejamento das ações mais efetivo.
Os dados gerados a partir do benchmark podem transformar completamente a relação de sua empresa com o mercado e, consequentemente, com os seus clientes. Isso significa rever processos, produtos e serviços para inovar e se adaptar, alcançando o sucesso da marca.
Sendo assim, o que falta para aderir à técnica?
Se tiver interesse em entender como realizar o processo, conte para a gente nas redes sociais. Teremos satisfação em esclarecer o assunto para você!