Para quem tem o hábito de leitura, o e-book é um parceiro já antigo, para acompanhar o leitor durante a ida ao trabalho, a hora do almoço no refeitório ou mesmo durante uma viagem de férias. Tudo isso sem pesar muito na bolsa – já que ele é um arquivo leve carregado em um tablet, em um e-reader ou mesmo no próprio celular.
Com sua crescente popularidade, ele também se tornou uma ferramenta para o marketing digital, principalmente no que se refere à captação de leads. Quer saber como isso funciona? Continue lendo nosso post!
Por que usar o e-book como ferramenta de marketing?
O e-book apresenta informações em formato de um livro tradicional, mas sem as restrições físicas, podendo incluir em seu conteúdo: textos, imagens, animações, vídeos, gráficos (interativos ou não) e até mesmo links.
Seu uso no ramo de marketing digital proporciona algumas possibilidades muito interessantes para o negócio. Vamos ver quais são elas?
- Confere o status de especialista à marca que o disponibiliza
Falar sobre o que entende, explicando de maneira didática e cativante, ajuda a mostrar que sua marca é uma referência – sabe exatamente do que está falando e está pronta para entregar os melhores resultados aos seus clientes.
- Auxilia na captação de leads
Baixar um e-book sobre determinado tema evidencia que aquela pessoa possui interesse no serviço e no conhecimento que a marca oferece. Basta que você peça em troca dados simples, como um nome e e-mail válido, e terá um meio de contatar amigavelmente esse lead qualificado.
- Aumenta o tráfego do site
Ao disponibilizar um e-book bem elaborado no seu site, durante sua pesquisa, as pessoas que têm interesse naquele assunto irão acessar mais sua página.
- Promove reforço da marca
Quando o conteúdo é de qualidade e o trabalho gráfico é agradável para o leitor, a boa impressão causada pela leitura também se reflete em como aquele potencial cliente enxerga o negócio. Passa credibilidade!
Como uma agência de marketing pode auxiliar no desenvolvimento de um e-book?
Embora pareça simples, desenvolver um e-book requer conhecimento especializado e bastante planejamento.
O conteúdo principal é definido, assim como todos os temas subjacentes que irão enriquecer o material e atrair mais leads qualificados. Além disso, existe um trabalho minucioso da identidade visual, que será adequada especificamente ao negócio e ao público ao qual o e-book é destinado.
A agência de marketing, como a Do It!, entra nesse momento! Possuindo uma equipe integrada e munida de conhecimentos técnicos essenciais para o projeto, ela fará uma reunião de briefing com o(s) sócio(s) do negócio para entender exatamente suas dores e preparar um conteúdo que engaje a maior quantidade de pessoas!
Você entendia a importância de disponibilizar um e-book em seu site? Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco!