Um e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que se baseia no envio de mensagens para uma lista de contatos. O objetivo da ação é fortificar o relacionamento com o cliente, além de garantir que as informações de novos conteúdos ou produtos, por exemplo, cheguem ao seu público.
Ainda que pareça um método um pouco ultrapassado, o e-mail marketing apresenta estatísticas muito positivas:
- 61% das pessoas na fase adulta que estão conectadas utilizam seu e-mail diariamente (Pew Research);
- 76% dos profissionais de marketing observam crescimento em sua lista de e-mails ativos (Ascend 2);
- 73% da geração Millenial prefere comunicação por e-mail com empresas (MarketingSherpa);
- 70% dos usuários de e-mail afirmam que sempre abrem e-mails das empresas das quais mais gosta (ExactTarget).
A estratégia também permite a segmentação do público, de forma que as mensagens sejam enviadas de acordo com o interesse daquele contato em específico, o que reflete em resultados mais eficientes.
As possibilidades de ação também são flexíveis, pois o e-mail vai ser estruturado de acordo com o objetivo do envio. Você pretende alcançar mais visualizações no blog? Ou incentivar mais agendamentos de determinado serviço? Ao determinar o alvo e o objetivo central da mensagem, sua assertividade é muito alta.
A seguir, serão listadas algumas boas práticas no e-mail marketing, que vão ajudar você a alcançar bons resultados com a estratégia!
- Identifique o perfil do seu cliente
Entenda quem já acompanha a sua marca – quais são as suas preferências, idade, gênero etc. A partir dessas informações, é possível prever como atrair pessoas semelhantes.
- Segmente seu público
Após analisá-lo, crie listas segmentadas, com ações específicas para cada uma delas. Os critérios para inserir determinado contato em uma lista devem contemplar o estágio de captação em que o cliente está, sua localização e interesses particulares.
- Não compre listas de e-mails
É uma prática malvista pelo consumidor e prejudicará o processo, já que pode conter muitos e-mails inativos ou pessoas que não estão interessadas no produto/serviço oferecido.
- Atente-se a detalhes do e-mail
Tenha cuidado com o remetente utilizado – evite termos como “vendas” ou “compras”. Também é importante que o remetente permita a resposta do destinatário. Outro aspecto essencial para capturar a atenção do cliente em potencial é o assunto: invista em uma boa chamada, que ative a curiosidade, e evite práticas que o levem ao spam (excesso de pontuação, conteúdo com senso de urgência excessiva, termos como “desconto” ou “grátis” etc.).
- Crie e-mails responsivos
É um fato conhecido que as pessoas, na maioria das vezes, acessam seu e-mail a partir de dispositivos móveis. Sendo responsivo, o e-mail será exibido corretamente em variados formatos. A experiência positiva da leitura aumenta a interação com o e-mail marketing.
- Equilibre imagem e conteúdo no e-mail enviado
As peças de e-mail marketing devem estar condizentes com o negócio, respeitando as cores e o estilo da marca, além de levar o cliente a compreender melhor o conteúdo do e-mail.
Por sua vez, o texto enviado aos destinatários não deve ser excessivo, priorizando capturar a atenção e incitar a curiosidade ou a necessidade do cliente.
Você utiliza o e-mail como estratégia de marketing em seu negócio?
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