Marketing

Os vídeos são uma forma mais leve de apresentar dados para o seu público e gerar resultados. Saiba como!

As apresentações corporativas são de extrema importância para apresentar dados, produtos, serviços ou ideias de uma empresa, tanto interna quanto externamente. Hoje em dia, muitas empresas estão substituindo as apresentações tradicionais em slides por vídeos – ou mesclando as duas.

O resultado? Um material muito mais dinâmico e atrativo, que prende a atenção do público e torna a experiência muito mais agradável. Além disso, é uma excelente ferramenta de apoio aos palestrantes, complementando sua apresentação.

Hoje, falaremos sobre os tipos de vídeos que as empresas podem utilizar para se fortalecer no mercado, construir autoridade e, claro, ampliar suas vendas.

Vídeo institucional

É o tipo de conteúdo que vai apresentar ao público de forma mais detalhada a sua empresa, destacando valores, sua história e conferindo credibilidade à marca.

Geralmente, ele traz informações sobre a equipe, infraestrutura, operações, entre outras.

Em suma, é uma excelente ferramenta para fortalecer o branding da empresa, agregando valor à marca, principalmente nos âmbitos social, econômico ou ambiental.

Abaixo, trouxemos alguns tipos de vídeos institucionais.

  • Depoimento

Pode ser feito tanto com um colaborador ou parceiro da empresa, quanto com um cliente. Resumidamente, mostra como a empresa impactou de forma positiva a vida daquela pessoa, gerando engajamento e conexão com quem assiste.

  • Social

Mostra as ações da empresa relacionadas à sua atuação social e ambiental. Uma forma interessante de estruturar esse vídeo é mostrar como as ações da empresa impactam o meio em que ela está inserida.

  • Cultural

Os vídeos culturais têm um foco maior nos valores e na cultura da empresa. Desse modo, ele apresenta o posicionamento da marca diante de assunto atuais e relevantes para a sociedade.

  • Endomarkerting

É aquele vídeo que motiva e inspira os funcionários da empresa, divulgando ações internas, informando sobre mudanças, comunicados, etc.

  • Motion Graphics

É uma forma de trazer dados de uma maneira mais lúdica: por meio da animação gráfica.

E se engana quem pensa que empresas sérias não podem utilizar este recurso.

Os vídeos em motion são ótimas ferramentas para destacar informações mais extensas sobre a empresa, trazendo leveza, descontração e fisgando a atenção da audiência.

Vídeos de produtos

Pegando um gancho no que foi dito acima, os vídeos são sinônimo de praticidade e atraem facilmente a atenção de quem está presente.

E se a ideia é lançar um novo produto, um vídeo de apresentação é uma ferramenta essencial para isso. Afinal, ele mostra em detalhes todas as características e formas de uso daquele produto.

Assim, além de demonstrar suas funcionalidades, você pode se antecipar e responder as possíveis dúvidas de seus usuários.

Alguns formatos de vídeo são mais interessantes para apresentar produtos:

  • Tutoriais

Como já sabemos, esse tipo de vídeo mostra o passo a passo de algo. Ele não costuma ser procurado por uma pessoa que tem interesse direto no produto. No entanto, quando bem feito, é praticamente certo que a pessoa sairá do vídeo e irá direto para a página de compra do item.

Assim, é uma boa alternativa para deixar uma imagem positiva da marca na mente do consumidor e incitar uma associação com ela caso ele pense em comprar este tipo de produto futuramente.

  • Vídeo demonstrativo

É o conteúdo que mostra de forma detalhada todas as características de sua mercadoria. Você pode mostrar como ela funciona, suas aplicações… Assim, o cliente consegue ter um contato com o produto, sem necessariamente testá-lo fisicamente.

Esse conteúdo gera confiança, pois mostra como o item realmente é.

  • Unboxing

É um formato de vídeo muito comum em parcerias, principalmente com influenciadores. A ideia é enviar o produto para a pessoa em questão, que irá gravar todo o processo de “desembalo”, além de mostrar brevemente suas características.

Como esse nicho possui um público muito ativo e “influenciável”, pode ter certeza que muitas pessoas irão atrás de seu produto após assistir o unboxing.

  • Vídeos comerciais

Aqui estamos falando do vídeo tradicional de venda direta do produto. Ele destaca o conceito da campanha e os pontos fortes da marca, te dando motivos para realizar a compra. No geral, demonstra autoridade e estabelece uma conexão emocional, dependendo da narrativa.

Viu como não faltam opções de vídeos para incrementar a sua apresentação e gerar autoridade para a sua empresa? Desse modo, você passa a sua mensagem sem enrolação e de uma forma leve para o público.

A Do It! é especializada na produção de diversos tipos de vídeos, sejam eles institucionais, de produtos, motion… Você que decide. Quer saber mais? Só entrar em contato!