Marketing, Redação

Entenda de uma vez por todas como gerenciar seu blog sem complicações

Gerenciar um blog não se trata apenas de produzir um conteúdo e publicá-lo em um site. O processo vai muito além disso, englobando uma escolha estratégica do conteúdo que será abordado, de modo que ele se encaixe em seu planejamento geral de marketing.

Ter uma área de seu site dedicada aos blogs significa estar sempre em busca de conteúdos atuais e interessantes, escolher palavras-chave, ter sempre uma clareza sobre o objetivo daquele conteúdo, além de conhecer detalhadamente o seu público-alvo.

Abaixo, trouxemos algumas dicas para que você consiga gerenciar o blog da sua marca de forma eficiente, com foco em resultados.

Vantagens de investir no gerenciamento de conteúdo de um blog

A partir do momento em que você decide aderir ao gerenciamento de blog e conhece a fundo cada uma das etapas envolvidas neste processo, você se depara com uma série de benefícios. São eles:

  • Planejamento de conteúdo mais eficiente, resultando em um texto mais atrativo e que gere maior valor para o leitor;
  • Maior frequência de postagem, o que instiga o leitor a visitar seu site de forma recorrente para consumir esses conteúdos;
  • Site mais otimizado para os mecanismos de busca (SEO), o que significa maiores chances da sua página aparecer entre as primeiras posições do Google, por exemplo.

Como gerenciar o conteúdo de forma eficiente?

1 – Conheça muito bem o seu público

De que adianta tentar escrever um conteúdo assertivo se você não sabe para quem está escrevendo? É como dar um tiro no escuro!

Por isso, é fundamental que você conheça todos os detalhes do seu público: o que eles gostam, o que não gostam, os conteúdos que mais chamam sua atenção… E uma boa forma de fazer isso é criando as suas personas, da forma mais detalhada possível.

Realizar pesquisas com sua audiência também é outro ponto importante. Assim, você consegue gerar conteúdo de forma mais eficiente, precisa e com maiores chances de agradar seus consumidores.

2 – Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

Pesquisar palavras-chave significa ir atrás dos termos que estão sendo mais procurados pelo público. Além de identificar o volume de buscas de cada palavra-chave, você consegue ter acesso aos seus concorrentes para este termo.

Dessa forma, você garante que seu conteúdo chegue aos olhos da pessoa certa, trazendo resultados de verdade.

3 – Estabeleça uma frequência de postagem

Muitos blogs caem por terra simplesmente por pararem de postar conteúdos ou publicarem uma vez na vida e outra na morte. Logo, é fundamental que você não só defina uma periodicidade, como siga-a à risca!

Assim seu público sabe exatamente os dias em que terá um conteúdo fresquinho e atualizado em seu site. Consistência faz muita diferença!

4 – Crie conteúdos de qualidade

O que não faltam são páginas espalhadas pela internet falando sobre o mesmo conteúdo. O que você – e sua marca – precisa é fazer com que o público te escolha para ser sua principal fonte de informação.

Como fazer isso? Com conteúdos de qualidade! Invista em uma linguagem mais simples, e textos mais curtos e coesos. Se o assunto for mais técnico, tente deixá-lo o mais compreensível que conseguir. Dividir em tópicos e criar sentenças curtas também é uma boa opção.

No fim das contas, o que vale é mostrar que você realmente entende do assunto e sabe a melhor forma de comunicá-lo ao seu público.

5 – Escreva conteúdos que gerem outros conteúdos

Afinal, o que não faltam são temas que podem ser desdobrados em outros temas, te dando ainda mais opções para postagens futuras. Você pode criar uma sequência de conteúdos (parte 1, parte 2…) ou então só desdobrar os assuntos.

Além disso, é possível pegar textos de blog antigos e atualizá-los ou abordá-los sob uma nova perspectiva. O que vale é ser criativo e, claro, estratégico!

Viu como gerenciamento de blogs não é um bicho de sete cabeças? A partir do momento em que você tem uma estratégia e uma linha editorial definidas, tudo flui com muito mais facilidade. E se precisar de ajuda com o seu blog, é só chamar a Do It! Será um prazer contribuir com você! 😉