Algumas questões te dão um melhor direcionamento na hora de montar os seus slides. Confira!
Criar uma apresentação de PPT de qualidade não é uma tarefa simples. Afinal, diversos elementos devem ser levados em consideração para que ela seja recebida pelo público e comunique a sua mensagem de forma correta. Além da escolha correta de cores, fontes e planos de fundo, ela deve ter um formato que facilite a leitura e a compreensão das informações.
Abaixo, trouxemos algumas questões que vão te ajudar na hora de montar a sua apresentação.
1 – Qual o meu objetivo?
Primeiramente, é importante definir aonde você quer chegar com a sua apresentação. Afinal, como montá-la sem ter um objetivo? Portanto, pense sobre o que você irá abordar. O posicionamento da empresa? Seus valores?
Em seguida, pense sobre o que você deseja alcançar com essa apresentação. Mais vendas? Novas parcerias? Fazer com que o público incorpore suas ideias em sua rotina de trabalho? Pense sobre isso!
2 – Quais recursos utilizarei para prender a atenção do público?
A melhor forma de garantir que a sua apresentação seja eficiente! Se o público está prestando atenção, é porque você fez tudo certo. Logo, invista em:
A melhor forma de garantir que a sua apresentação seja eficiente! Se o público está prestando atenção, é porque você fez tudo certo. Logo, invista em:
- Storytelling: conte uma história bem estruturada, com início, meio e fim;
- Apresente um problema e, seguida, suas soluções;
- Crie slides que se conectem entre si, e que gerem curiosidade em relação ao próximo;
- Coloque perguntas no meio da apresentação e instigue seu público a pensar sobre elas;
- Utilize imagens que gerem impacto e desperte sensações, como memes, fotos engraçadas ou chocantes, etc.
3 – Quantos slides utilizarei?
Saiba que utilizar slides que levem mais de 30 minutos para serem mostrados é praticamente obrigar sua audiência a ficar dispersa. Assim, o ideal é que você planeje sua comunicação de modo que não utilize mais de 15 slides e não preencha todos eles com texto. Alterne entre slides com texto e imagem, e outros só com imagens, gráficos e outros elementos visuais. A ideia é manter o público interessado e não deixar a apresentação ficar cansativa.
4 – O que levar em consideração no design?
Seu objetivo é fazer com que as pessoas compreendam seus slides sem dificuldades. Para isso, escolha cores que se complementem entre si e que não dificultem a leitura. Procure deixar a visualização mais intuitiva, facilitando a identificação dos elementos mais importantes.
Atenção ainda ao plano de fundo dos slides. Eles devem ser os mesmos em todos eles e também não interferir na leitura das informações.
5 – Qual fonte escolher e qual o tamanho?
Na hora de definir as fontes, opte pelas universais a todos os dispositivos e com design mais simples. Afinal, fontes mais desenhadas podem deixar a apresentação poluída e com menos seriedade.
Já em relação ao tamanho do texto, opte por parágrafos curtos, com no máximo três linhas. Tenha em mente ainda que seu slide será apresentado à distância. Portanto, escolha tamanhos maiores que sejam visualizados sem dificuldades pelo público.
6 – Como garantir que os áudios e vídeos não deem problema?
Atire a primeira pedra quem nunca presenciou uma apresentação que tenha dado erro na hora de reproduzir um vídeo ou áudio. Isso é muito comum e acontece porque softwares, como o PowerPoint, leem os arquivos anexados direto da pasta de origem. Assim, para evitar imprevistos, leve um dispositivo externo com esses conteúdos e conecte-o no computador que será utilizado para a apresentação.
Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer na hora de montar a sua apresentação. Com elas, você consegue um melhor direcionamento e cria slides mais assertivos e fáceis de compreender, garantindo que sua mensagem seja bem recebida pela audiência.