Saia do óbvio, chame atenção, conquiste. Quando a embalagem é bonita e o produto é de qualidade, não há cliente que resista
A frase “a primeira impressão é a que fica” é praticamente a verdade absoluta dos profissionais que trabalham com design gráfico. Afinal, é por meio dele que são criadas as peças com as quais os potenciais clientes vão visualizar em um primeiro momento. E será o poder de atração dessas peças que vai influenciar na decisão de quem se depara com o seu negócio.
Empresas que conseguem criar uma identidade e transmiti-la ao público de maneira eficiente são as que melhor se posicionam no cenário competitivo atual do mercado. Além disso, essa comunicação é fundamental no momento de estabelecer uma conexão sólida com o cliente, etapa imprescindível para alcançar a tão sonhada fidelização.
Mas em que consiste o design?
O design gráfico nada mais é do que a área que cuida das estratégias de comunicação visual das empresas, visando despertar a atenção daqueles que podem se tornar futuros compradores de seu produto ou serviço.
É por meio do design que são criados a identidade visual de uma marca, logotipos, folhetos, banners, websites e mais uma infinidade de produtos. Uma estratégia de design bem executada faz com que a sua empresa se diferencie em meio à concorrência, trazendo não só um reconhecimento de marca, como aumentando sua visibilidade e fazendo maravilhas no que diz respeito ao faturamento.
1- Reconhecimento/identidade de marca
Produtos bons vendem? Claro que sim. Mas melhor do que apenas vender, é associar essa venda a uma marca que se preocupa com seu público, que busca estabelecer uma conexão emocional, cativando-o. Aí está o grande diferencial quando se fala no assunto concorrência.
Assim, negócios que investem na criação de uma identidade de marca forte são aqueles que mais crescem e se destacam. Sem contar que, quando batemos o olho em uma marca que chama a atenção pela identidade, logo presumimos que seus produtos e serviços são de qualidade, concorda? Pois é, esse o segredo.
2- Maior atração de clientes
A internet fez com que os consumidores se tornassem ainda mais exigentes na hora de decidir qual produto/serviço comprar. Afinal, com uma quantidade exorbitante de ofertas, os consumidores buscam ir atrás das empresas que passam mais credibilidade. E é a identidade visual que faz toda a diferença nesse momento.
Logo, chame a atenção do seu consumidor com um bom design. Sem dúvidas, uma comunicação visual bem feita aumenta muito o poder de atração de uma marca, sendo capaz de persuadir os clientes a fechar uma compra. Em outras palavras, investir em design gráfico é a chave para alcançar bons resultados frente ao seu público de interesse.
3- Mais profissionalismo e mais faturamento
Você daria o seu dinheiro a uma empresa com um design amador? Você confiaria na eficácia do produto ou serviço que ela vende? Certamente que não. Um bom design é como se fosse a roupa que a sua marca veste para transmitir seus valores ao público. É por meio dele que você mostra o quanto você é profissional e está apto a oferecer as melhores soluções para seu cliente.
Além disso, se apresentar ao mercado de maneira profissional agrega muito valor à sua marca. E uma vez que isso aconteça, sua empresa consegue cobrar mais caro, justamente pela qualidade que oferece.
Assim, não é difícil perceber que voltar o seu foco para o design é um investimento e tanto. Afinal, tudo que você investiu em design gráfico vai ser refletido mais para frente, em forma de lucro.
Não pense duas vezes antes de contratar profissionais competentes e que te ajudem a desenvolver uma baita estratégia de comunicação visual. Isso que fará a diferença!
4– Seu produto fica mais atraente
Já reparou que no mercado tem cada vez mais marcas oferecendo o mesmo produto? E, infelizmente, qualidade e preço não são mais o fator decisivo para a tomada de decisão de um consumidor.
Na hora do vamos ver, a visão é a grande protagonista e é aí que um bom design faz a sua marca se diferenciar. Quem nunca reparou na quantidade de pessoas que postam foto de um produto em suas redes sociais pelo simples fato dele ter uma embalagem bonita? Aquilo chamou tanto a atenção dela, que despertou a vontade de compartilhar com outras pessoas.
É isso que você deve buscar! Crie essa sensação nas pessoas. Um design bonito com conteúdo de qualidade é o segredo do sucesso.
5– Criatividade e inovação
A maior verdade de todas é que não existe design gráfico bom sem criatividade. Copiar dos outros, fazer por fazer e não buscar sair da caixinha só vai te atrapalhar na hora de criar uma identidade visual que se destaque.
Então bota essa cabeça para funcionar! Procure inspirações. Às vezes são nos lugares mais inusitados que elas aparecem. Músicas, filmes, livros, uma pessoa que você viu passando na rua… Deixa sua imaginação fluir. Afinal, a melhor parte do design é que você pode usar a criatividade e a inovação para chegar aonde deseja, enquanto seus concorrentes que não saem da mesmice ficam para trás.
Assim, investir tempo e dinheiro em design é o que vai fazer você se posicionar (bem!) no mercado, criando um vínculo forte com seus consumidores e gerando experiências de compra que eles com certeza vão querer repetir. Sem contar que, conforme você for enxergando resultados graças ao design gráfico, mais vontade você terá de continuar fazendo acontecer e investindo em estratégias criativas e inovadoras.
Esse texto fez você ficar com vontade de mergulhar de cabeça nas estratégias do design gráfico? Então vem falar com a gente! A Do It tem os profissionais mais antenados e criativos, e que vão te ajudar a tirar as suas ideias do papel. Let’s do it?